TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hoje Em Dia

Artigos Científicos: Hoje Em Dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

facilmente verificável, de que a frustração com o fracasso escolar leva muitos alunos e suas famílias a investir menos esforços no aprendizado formal, desenhando um círculo que se auto-alimenta. Nos primeiros livros que escreveu, Bourdieu previa a possibilidade de superar essa situação se as escolas deixassem de supor a bagagem cultural que os alunos trazem de casa e partissem do zero. Mas, com o passar do tempo, o pessimismo foi crescendo na obra do sociólogo: a competição escolar passou a ser vista como incontornável”.

A teoria de Bourdieu se aplica à nossa realidade, já que interesses políticos e classe dominante querem a desigualdade social, segundo ele, a função do sistema de ensino é servir de instrumento de legitimação das desigualdades sociais. Longe de ser libertadora, a escola é conservadora e mantém a dominação dos dominantes sobre as classes populares, sendo representada como um instrumento de reforço das desigualdades e como reprodutora cultural, pois há o acesso desigual à cultura segundo a origem de classe.

6. Conclusão

Nesta ATPS foram apresentados, os elementos filosóficos que permeiam a educação brasileira, a importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo.

E com a ajuda dela nos tornamos seres pensantes, críticos e questionadores.

Vimos também, que as desigualdades sociais também estão nas escolas, devido a isso, a grande maioria recebe uma educação precária, com pouca infraestrutura. Concluímos que a educação não está livre das desigualdades sociais e que embora em sua ideologia seja igual para todos ela se difere, levando em conta o grupo social. A Indústria Cultural a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com