TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cultura E Sociedade

Casos: Homem Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  13.984 Visualizações

Página 1 de 4

1-O Renascimento, movimento nascido na Itália, busca a revalorização do homem e da natureza. Ele também é caracterizado como um movimento humanista. Essa busca renascentista tem como fonte:

R: Os clássicos gregos e romanos

No Renascimento há considerável valorização do homem e da natureza, princípios existentes entre os gregos e os romanos da Antiguidade.

2-Locke, filósofo empirista, defendeu a ideia de que a nossa mente no momento do nascimento é como um papel em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita.

A esta concepção damos o nome de:

R: Tábula rasa

Locke afirma que nascemos com a mente semelhante ao a um papel em branco, não existindo conhecimento inato. As nossas experiências é que determinarão nossos conhecimentos, que serão impressos em nossas mentes.

3-Na Idade Média, ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. Platão foi cristianizado por Santo Agostinho no período Patrístico e Aristóteles foi cristianizado por Tomás de Aquino no período Escolástico.

Nesse período da história, entendia-se que toda verdade já havia sido revelada por Deus, sendo, portanto, desnecessária a sua busca. Restava aos filósofos apenas demonstrar racionalmente as verdades da fé.

Segundo este conceito, podemos afirmar que um princípio do pensamento cristão era:

R: A submissão da razão à revelação

Para Agostinho a razão é alcançada quando a pessoa possui fé e então recebe de Deus o pensamento racional. Por isso, a fé é entendida como fundamental para se chegar ao conhecimento.

4-René Descartes dizia que se quisermos alcançar a verdade temos que colocar tudo o que sabemos em dúvida, procurando analisar se é possível ter certeza de alguma coisa. Ele chega a seguinte consideração: “meus pensamentos existem e a existência desses pensamentos se confunde com a essência da minha própria existência como ser pensante. Daí, surge a frase clássica de Descartes. Penso, logo existo”. Para ele o termo pensamento abrange tudo o que cremos, sonhamos, afirmamos, negamos, sentimos. Dessa forma, a pessoa era para ele, uma substancia essencialmente pensante. Assim, o pensamento é o que define o todo da pessoa (e não o corpo).

Da sua Obra: - Discurso do método - podemos destacar quatro regras básicas, capazes de conduzir espírito na busca de verdade, quais são elas?

R: Evidència, divisão, ordem e enumeração

Evidência: Despreza todo conhecimento vindo dos sentidos, da imaginação ou formulação apressada. Divisão: Dividir cada dificuldade no maior número possível de parcelas e estudar cada uma separadamente. Ordem: Partir dos problemas mais simples para os mais complexos. Enumeração: Checklist, revisão de todo o processo, para garantir não ter esquecido nada.

5-O Filósofo Empirista Locke, defendeu a ideia de que a nossa mente no momento do nascimento é como um papel em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita.

A esta concepção damos o nome de:

R: Tábula rasa

Locke afirma que nascemos com a mente semelhante ao a um papel em branco, não existindo conhecimento inato. As nossas experiências é que determinarão nossos conhecimentos, que serão impressos em nossas mentes.

1-Sobre as consequências decorrentes da Revolução Industrial podemos citar:

I. o estabelecimento do capitalismo;

II. O surgimento do proletariado como nova classe social;

III. O uso de máquinas e maior divisão técnica do trabalho

IV. Em decorrência da necessidade de trabalhadores no campo, a zona rural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com