TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Por:   •  17/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

Muitas pessoas ainda têm grandes estigmas relacionados à prevenção de ISTs como o uso do preservativo e testagem regular, e acreditam que relacionamentos estáveis podem ser um método de prevenção para ISTs, algumas pessoas têm o julgamento que a prevenção é somente para pessoas promíscuas ou que têm múltiplos parceiros. Atualmente há poucas discussões acerca do uso do preservativo entre casais na literatura, entretanto fica evidente em diversos estudos que os valores culturais sobre amor e felicidade se tornam impeditivos para adoção de medidas preventivas tornando estas pessoas mais susceptíveis a infecção do HIV (MAIA, GUILHERME; FREITAS, 2008).

JUSTIFICATIVA

Dados do Ministério da Saúde mostram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo. A despeito das campanhas e dos alertas dos médicos, um pouco mais da metade dos jovens entre 15 e 24 anos usa preservativo na relação com parceiros eventuais.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas já se infectaram por alguma IST em 2019. Esses dados são da pesquisa nacional de saúde (PNS) com mais de 100 mil pessoas, onde no mesmo estudo apresentou que 59% das pessoas acima de 18 anos que tiveram relações sexuais nos últimos 12 meses não usaram preservativo nas suas relações, 17,1% relatou o uso do preservativo e somente 22,8% afirmaram usar preservativos em todas as suas relações sexuais.

OBJETIVO

Levantar dados sobre o comportamento sexual dos alunos do 1º semestre do curso de Psicologia da FMU no tocante à prevenção das ISTs.

MÉTODO

A pesquisa usou como ferramenta de coleta de dados Google forms, enviadas por whatsapp ao grupo de alunos do primeiro semestre de Psicologia, unidade Liberdade, além de dados bibliográficos e em sites oficiais.

RESULTADOS E CONCLUSÃO

O total de integrantes do grupo que recebeu a pesquisa foi de 84, sendo que apenas 35 desses responderam à pesquisa. Desse modo 35 é o total de respostas consideradas em nossa pesquisa.

Na pesquisa 76,5% dos entrevistados responderam que não utilizaram preservativo nas suas relações sexuais nos últimos 12 meses. Outro dado que chamou a atenção foi que 61% das pessoas dessa pesquisa não se testaram para HIV ou outras ISTs nos últimos 12 meses, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é que os testes sejam feitos em intervalos de 6 meses.

Mesmo o número de entrevistado sendo muito pequeno, notamos que há relativa coerência entre os dados obtidos em levantamento nacional e os obtidos nessa pesquisa.

Em 2007, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) formulou uma série de medidas para diminuir as novas ISTs no mundo, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com