TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Emocional

Exames: Inteligencia Emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Antes o sucesso das pessoas era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, com seu livro "Inteligência Emocional" traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.

Parece obvio, mas foi preciso que estudos nos alertassem sobre a importância das emoções em tudo o que fazemos e quais objetivos atingimos.

A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

O co-eficiente intelectual (QI) contribui com apenas 20% do nosso êxito na vida – os 80% restantes são o resultado da inteligência emocional.

O que é Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, direcionando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a conseguir seus objetivos.

É a capacidade de administrar nossas emoções de forma que facilite atingir nossos objetivos.

Quando as pessoas perdem oportunidades no trabalho porque ficam com vergonha de falar com o chefe, deixam de viajar porque têm medo de avião, ou fazem loucuras por causa de ciúmes. Não usaram a inteligência a emocional.

Inteligência Emocional é mapeada em cinco áreas de habilidades:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.

2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.

4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.

5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Essas três referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Intra-Pessoal: é a habilidade voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Importância das Emoções

Sobrevivência: Nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.

Tomadas de Decisão:Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples.

Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.

Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.

União:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com