TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução OS

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Collin et al. (2012) nos traz que, quando a psicologia se consolidou como um objeto de estudo de teor científico, ela buscava basear-se em fenômenos que eram observáveis e mensuráveis.

A enciclopédia Larousse Cultural (1998, p. 4273) define observação como “1. Ato ou efeito de observar(-se). – 2. Exame, análise. – 3. Nota, reflexão.”. Para Fagundes (1985), a observação e registro são úteis também como instrumentos de pesquisa.

Para Danna & Matos (1986, p. 28), “a observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avaliação do trabalho do cientista”. Enfatizam também que a observação na ciência psicológica tem a importância de investigar e coletar dados que sejam relevantes e possam responder à questões como por exemplo, o comportamento dos organismos sob determinadas condições e circunstâncias.

As pesquisadoras Danna & Matos (1982) expressam que, por meio da aplicação da observação sistemática do comportamento em uma situação natural ou em laboratório, tem conseguido identificar a relação entre comportamentos e certas circunstâncias ambientais. Danna & Matos ainda reforçam que o fenômeno da observação é utilizado pelo psicólogo nas diferentes situações de aplicação da Psicologia, tais como: clínica, escola e organizações, (DANNA; MATOS, 1982).

Ainda para as pesquisadoras Danna & Matos (1982 p. 30),

o psicólogo consegue diagnosticar situações-problemas e seus problemas existentes, e pode escolher quais as melhores técnicas e procedimentos a serem utilizados e a eficácia dos mesmos para se atingir um objetivo específico.

Portanto, afirmam também que a identificação das condições do sujeito, ambiente que ele está inserido, eventos antecedentes e consequentes ao seu comportamento devem ser observados e registrados (DANNA; MATOS, 1982).

Para Danna & Matos (1982, p. 30),

a objetividade na observação significa ater-se aos fatos efetivamente observados. Fatos que sejam visíveis, audíveis, palpáveis, degustáveis, cheiráveis, enfim, perceptíveis pelos sentidos. Desta forma deixam-se de lado todas as impressões subjetivas e interpretações pessoais.

Segundo Danna & Matos (1982, p. 35); “para a ciência, cujo objetivo é predizer e controlar os eventos da natureza, um fato só adquire importância e significado se é comunicado a outros por meio de uma linguagem que obedece a certas características”. Portanto, as pesquisadoras indicam que a linguagem a ser utilizada é a linguagem científica.

Fagundes (1985, p. 22) completa sugerindo quatro características para uma linguagem científica: objetividade, para que nos atentemos as coisas de fato observadas e perceptíveis pelos sentidos; clareza e exatidão, para que não haja dúvidas sobre o que se está dizendo; concisão, para que não haja repetição; e ser afirmativa ou direta, registrando aquilo que verdadeiramente acontece.

O registro das observações, segundo Fagundes (1985), feitas entre observador e sujeito observado, denominado cursivo ou contínuo, consiste em descrever com o máximo de detalhes possíveis todos os eventos que ocorrem no momento em que os fatos se dão, seguindo as recomendações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com