TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jjjjjjjjjjjjjj

Monografias: Jjjjjjjjjjjjjj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Compreender o comportamento de organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos ( produtividade, desempenho, etc ) utilizando a menor quantidade de recursos ( tempo, mão-de-obra, material, etc ) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser realizada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.

Portanto, neste trabalho trataremos Comportamento de modo geral, eficiência e eficácia, inovação e os problemas que uma empresa poderá vir ter, tanto no inicio, quanto durante o processo de inovação da mesma.

Capítulo 1: Comportamento Organizacional

Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca entender e avaliar a influência das pessoas nas organizações. Consiste no estudo das ações e reações dos seres humanos sobre a empresa, com o intuito da diminuição do absenteísmo e rotatividade ao aumento de produtividade e satisfação dos empregados.

O Comportamento Organizacional busca aplicar o pensamento Sistêmico para melhores resultados, buscando no foco do problema as soluções convenientes e gerando a reciprocidade desejada entre empresa e funcionário: a efetividade, eficiência e eficácia.

Comportamento e desenvolvimento de comportamento organizacional no decorrer dos anos (Comparação entre duas definições)

SCHERMERHON. Jonh R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N; Fundamentos do Comportamento Organizacional, 1998.

¨ Formalmente definido, Comportamento Organizacional, C.O.; é o estudo de indivíduos e grupos em uma organização. É um corpo de conhecimento que se aplica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com