TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Liderança

“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar que você é, você não é” Margaret Thatcher

Para ser um líder é necessário que ocorra uma enorme doação pessoal, total dedicação e compromisso, para exercer influência sobre os outros.

Existe uma grande diferença entre gerenciar e liderar.  Não se gerencia pessoas, mas sim coisas, como por exemplo, um inventário; um recurso;um talão de cheque. E o contrário é que não se lidera coisas, e sim, pessoas, pois na liderança tem como objetivo influenciar as pessoas, para que trabalhem de forma satisfatória e entusiasmática, para que atinjam objetivos em comum, para o todo, para a equipe. Ou seja, para liderar é preciso ter habilidade, o que pode ser adquirida por vocação ou aprendida, por alguém que queira ser um líder e pratique as ações necessárias para essa realização. Uma dificuldade em liderar é como obter uma influência para as outras pessoas, como estabelecer confiança, excelência, autoridade...

Liderar não é ter o poder, e sim, ter a autoridade. O poder é fazer com que a pessoa não haja da maneira que prefere e sim forçada a fazer algo que não é de sua vontade, já a autoridade, faz com que as pessoas façam um trabalho, uma realização de boa vontade, apenas pela influência pessoal de um líder, a satisfação de fazer aquilo que ele o pede. Na posição de poder, as pessoas podem ser colocadas pelo motivo de herança, por ser amiga ou parente de alguém e isso não acontece com a posição de autoridade, essa não pode ser vendida, trocada ou tomada, ela é imposta pelo seu caráter, pela sua influência estabelecida em  outras pessoas.

O poder faz com que as relações num grupo, numa equipe de trabalho sejam menos satisfatórias, pois se a vontade de uma equipe não ocorre, é possível que ocorra uma “rebelião” disfarçada, uma inquietação e um trabalho mal feito por parte dos que trabalham e isso não garante a continuidade de um funcionário em uma empresa, por exemplo. Nas relações de um grupo, uma equipe, uma empresa, para haver um bom funcionamento e qualidade de trabalho é preciso que pratique-se a honestidade, a confiabilidade, o bom exemplo, o cuidado, o compromisso, os feedsbacks, o respeito um pelo outro, as motivações, atitudes que sejam positivas e entusiasmaticas, e essas características devem ser transmitidas por um líder, que é visto como um exemplo para os outros, esta pratica garante a autoridade e que portanto, contribuem para um bom andamento de um projeto, trabalho e convivência saudável. Portanto, para uma liderança saudável exige-se a autoridade, o serviço e o sacrifício, o amor e a vontade, pois se não há intenções e ações a vontade não é obtida. Já dizia Vince Lombardi, “Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização.”

Numa liderança o líder precisa ter duas dinâmicas de jogo, a tarefa e o relacionamento. Não é fácil manter o equilíbrio, principalmente se concentrar apenas em uma das dinâmicas. Por exemplo, se focarmos apenas no resultado da tarefa realizada e não no relacionamento, ocorrerá uma má qualidade de trabalho, e baixo compromisso, insatisfação, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis. É importante destacar que um líder que não cumprir suas responsabilidades e tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada. Concluísse que o segredo para liderança é realizar as tarefas simultaneamente com a construção dos relacionamentos. Então a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Os grandes líderes, que são responsáveis pela organização de uma equipe, tem essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis.

Num relacionamento com o líder e as outras pessoas, como já dito, deve haver respeito, portanto, um líder não deve enviar mensagens negativas às outras pessoas, como por exemplo interrompe-las no meio de uma frase, se este se recusa a ouvir é porque não estava valorizando a opinião do outro. E os sentimentos são expressados nas ações de respeito.

Quando nos imposto para ser um líder, nos vem o sentimento de mudança, nos desconforta, e o faz com que agimos de um modo diferente que é mais difícil. Os ideais são desafiados, devemos refletir e argumentar nossa posição e muitas vezes modificar esses pensamentos, saber o que é fundamental para um progresso num grupo e não só para si mesmo. É necessário coragem para aceitar esse desafio, e abrir caminhos para novas experiências e aprendizados. Um líder deve perceber e satisfazes as necessidades de seus liderados e remover as barreiras de situações que possam vir a atrapalhar o rendimento e um bom relacionamento, ele deve estar sempre focado nas necessidades e não nas vontades. E é pelo motivo de pessoas terem necessidades diferentes que um líder deve ser flexível, deve também incentivar e motivas as pessoas para serem melhores do que podem ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com