TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Tese: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 15

Qual a função de um líder? Qualquer pessoa pode ser um líder? O líder já nasce líder?

Assim como nos outros comportamentos, a liderança não depende somente do indivíduo. Ela é um fenômeno grupal, depende do contexto e é momentâneo. Assim, o líder pode ser definido como a pessoa que em um determinado momento tem maior condição de refletir as aspirações do grupo. Quando as aspirações do grupo mudam, o líder também deve mudar com elas, senão o grupo muda de líder.

Existem diversas formas de ver a liderança. Cada uma tem seu enfoque teórico e metodologias próprios.

Uma destas visões tem o líder como uma figura superior às demais, independente da situação vivida. Outra visão tem as teorias situacionais, nas quais a liderança é entendida a partir da situação.

Já pelo enfoque centrado nos seguidores, existem crenças que são compartilhadas pelos membros do grupo e são estes membros que constroem o líder.

Por outro lado, os modelos integradores de liderança veem a liderança com complexidade, envolvendo a parte cognitiva, social e comportamental.

Todavia, independente da visão ao se estudar a liderança, todos concordam que a liderança encontra-se no centro do grupo, no qual o líder tem a habilidade de conduzir a outras pessoas de forma natural e não depende de um cargo exercido na organização.

No passado, a pessoa que ocupava cargos de chefia nas organizações era escolhida dentre tantas outras. Geralmente a que tinha mais anos de “casa”, que dava menos trabalho, que não reclamava de nada, que sempre fez seu trabalho “certinho”, cresceu junto com a empresa e geralmente se tornou amigo do dono.

Naquele tempo, o que importava na decisão de escolher um chefe era o conhecimento técnico, mas, no cenário atual a habilidade interpessoal em vários casos é mais importante que a habilidade técnica

A falta de habilidade interpessoal do líder pode levar a sabotagens, comunicação falha, boatos, resistências, queda na produção e na qualidade do produto, entre outros prejuízos para o grupo e a organização.

Assim, para ser um líder de sucesso, é preciso ter habilidades técnicas e habilidades interpessoais.

Infelizmente a velha forma de escolher as pessoas que ocupam cargos de autoridade na empresa ainda é utilizada em várias organizações brasileiras e o resultado disso é um aprendizado prático, por tentativa e erro, um amadorismo.

________________________________________

1© Sara Melo, UNOPAR, 2009.

P�gina 01

Leia este artigo da revista Você S. A. sobre liderança:

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/como-lidar-chefes-toxicos-484904.shtml#

http://www.guiarh.com.br/p83.htm

Agora que acabou de ler o texto do Boog sobre o tripé da liderança, equipe e comunicação, reflita sobre o que o autor escreveu. Na sua realidade isto é possível de ser realizado? Como você poderia ajudar a organização da qual faz parte?

Agora vamos ver algumas diferenças entre o gerente e o líder.

Normalmente o gerente manda, utilizando-se do poder, já o líder influencia as pessoas e não ordena.

Geralmente o líder é respeitado por todos e quando ele dá um conselho para alguém é seguido pois confiam nele. Já o gerente todo mundo obedece só porque ele tem poder formal (aquele poder da caneta: “se não fizer, vou escrever na sua ficha...”) e geralmente todo mundo acha que ele é um “boboca”, pois nunca sabe muita coisa. geralmente grita com as pessoas e não tem criatividade para convencê-las que ele está certo, somente manda.

Você vai perceber que o líder precisa alinhar os objetivos e aspirações pessoais dos membros do grupo com os objetivos e metas da organização, para que alcance tanto a eficácia do grupo como a motivação e satisfação de cada membro dele.

A eficácia da liderança

Para ser eficaz, um líder precisa atentar tanto para sua atuação dentro de seu grupo quanto fora dele.

O papel do líder muda com o tempo: além de monitorar e dirigir o grupo para facilitar seu funcionamento, passa a gerenciar também sua interação com outras partes da empresa. Este é um grande progresso na habilidade gerencial.

Bergamini (2008) afirma que para um líder ser realmente eficaz, precisa ter habilidade em administrar estas três relações: de cima pra baixo (líder e seguidores); de baixo pra cima (líder e superiores, defendendo interesses dos membros de seu grupo); e no mesmo nível (junto aos demais no mesmo nível que o líder).

Esta mesma autora afirma que os resultados dos estudos sobre a liderança concluem que a eficácia do líder está relacionada ao estilo de liderança utilizado, ao estilo de comportamento do grupo e à situação enfrentada pelo grupo e pela organização.

Os líderes bem-sucedidos acreditam que não podem vencer sem as contribuições de todos os membros da equipe. Sabem que não possuem todas as respostas, por isso não insistem em provê-las. Como também não crêem que sejam os únicos qualificados para tomar todas as decisões, não decidem tudo por si sós, buscando aumentar seu engajamento e autoconfiança, reforçar suas habilidades e remover obstáculos no caminho do seu sucesso.

P�gina 02

Os estilos de liderança

Para decidir qual a melhor forma de gerenciar, é preciso analisar as questões individuais de cada membro do grupo, a cultura do grupo e sua estrutura, pois estes três fatores estão intimamente ligados.

Atualmente três estilos de liderança, propostos por Burns (um pesquisador francês) são estudados. O estilo transacional, o transformacional e o Laissez-faire (lê-se “leissefeir”).

O estilo transacional é aquele em que o líder propõe aos seguidores uma troca de algo que tenha valor econômico, político ou psicológico. Não é bem uma liderança verdadeira, mas uma forma de controle.

O estilo de liderança transformacional é aquele no qual o líder reconhece as necessidades individuais dos subordinados, além de influenciar e ser influenciado pelos membros do grupo. Os estudos mostram que este estilo de liderança é superior ao estilo transacional, pois consegue maior motivação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com