TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Ensaios: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança

No interior dos grupos estabelece-se uma divisão de funções e relações de cooperação entre os seus membros. O tipo de tarefas, estrutura, organização e normas varia. Contudo há um elemento comum a quase todos os grupos, a existência de um líder. Mesmo nos grupos mais pequenos, há a tendência para se escolher entre os seus membros um elemento que coordene a atividade coletiva, para melhor atingir os objetivos definidos, para afirmar o próprio grupo. A liderança é o processo pelo qual alguém tente influenciar os outros na realização dos objetivos pretendidos.

Estilos de liderança

Não existe um estilo único de liderança: há diferentes formas de o líder exercer a sua influência e poder. Diferentes estilos de liderança geram diferentes tipos de líder, diferentes atitudes no interior dos grupos, diferentes comportamentos individuais Kurt Lewin desenvolveu, nos EUA, em 1939, um conjunto de investigações sobre atmosferas de liderança, orientando o seu trabalho no estudo da relação do líder com os elementos do grupo. Os principais estilos de liderança: autoritária – o líder toma decisões sem consultar o grupo; fixa as tarefas de cada um e o modo como as concretizar; não há espaço para a iniciativa pessoal; é um tipo de liderança geradora de conflitos, de atitudes agressivas e de frustração. A produtividade é elevada, mas a realização das tarefas não é acompanhada de satisfação. A liderançapermissiva/liberal – o líder funciona como um elemento do grupo e só intervém se for solicitado. É o grupo que levanta os problemas, discute as soluções e decide. O líder não intervém na divisão das tarefas. Este tipo de liderança quando o grupo não tem capacidade de auto-organização podem surgir conflitos e pouca satisfação no desempenho das tarefas. A democrática – o grupo participa na discussão da programação de trabalho, na divisão das tarefas, sendo as decisões tomadas colectivamente. O líder assume uma atitude de apoio, integrando-se no grupo, sugerindo alternativas sem, contudo, as impor. A produtividade é boa, mas sobretudo, verifica-se uma maior satisfação e criatividade no desempenho das tarefas, assim como, um espírito de solidariedade entre os elementos do grupo.

Segundo George Terry, “liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo‐as empenhar‐

se voluntariamente em objetivos de grupo”. Robert Tannenbaum, Irving Weschler e Fred Massarik

definem liderança como “influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do

processo de comunicação, para a consecução de objetivos”. Harold Koontz e Cyril O’Donnell afirmam que a “liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum.”

Uma análise de outros autores que tratam de administração revela que a maioria concorda em ser liderança o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com