TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lideranças

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE RUY BARBOSA

TEORIA TRANSFORMACIONAL

ANÁLISE DO FILME “INVICTUS”

SALVADOR

2015

FACULDADE RUY BARBOSA

Cláudio Venâncio​

Iana Moreira​

José Cândido​

Manuela Teixeira ​

Marcelo Machado​

Tainá Paranhos

TEORIA TRANSFORMACIONAL

ANÁLISE DO FILME “INVICTUS”

                                                                          Este trabalho visa estabelecer a                                            relação entre a teoria transformacional (tipo de liderança) e o filme “INVICTUS” o presente trabalho faz referência à disciplina de carreiras e liderança.

                                                                                        Orientadora: Prof.ª  Isamara de Jesus.

SALVADOR

2015

TEXTO RESUMO

É fato que a humanidade desde tempos remotos vem tentando compreender a liderança, isso remota desde 2.300 a.C.

No caso deste trabalho, iremos abordar a Liderança Transformacional, que é um estágio do conceito de liderança, já que tal tema tem grandes e diversos aspectos.

Podemos determinar de acordo com estudiosos, de que esta forma de liderar é baseada no aspecto relacional e interpessoal de seus líderes e seguidores, buscando as mudanças necessárias à cultura, para tal é preciso buscar o ponto de equilíbrio da compreensão emocional conceitual, para que seja possível identificar estas características interpessoais presente no liderado e no líder, criando um vínculo de motivação e influencia entre os envolvidos. Este tipo de liderança ocorre quando os seguidores são inspirados pelo seu líder compartilhando com eles a sua visão e promovendo recursos para o desenvolvimento de potenciais das pessoas, fortalecendo o otimismo.

        Aqui, um líder deve estar atento as necessidades e preocupações de seus liderados modificando como estes veem as coisas dando a eles uma oportunidade realizar novas formar de atuar sobre velhos problemas, promovendo entre os seguidores a empolgação e os incitando a darem o máximo de si mesmo nos objetivos do grupo. Para isso é preciso haver um equilíbrio envolvendo.

        Esta liderança Transformacional tem como característica a sensibilidade das próprias necessidades, assim como os desejos e anseios dos demais, aqui, busca-se uma maneira de liderar sem deixar de lado as mudanças à cultura organizacional. Tendo como fundação quatro caraterísticas que são:

  • Motivação Inspiradora:

Comunica expectativas, utiliza símbolos para concentrar os esforços, expressa propósitos. importantes de forma simples.

  • Influência Idealizadora

Fornece visão e sentido de missão, gera respeito orgulho e confiança.

  • Considerações Individualizadas

Dirige atenção pessoal, trata cada empregado individualmente, treina, aconselha.

  • Estímulo Intelectual

Promove inteligência e racionalidade.

        Sobre a Influência Idealizadora, Avolio, Waldman e Yammarino (1991 apud BASS; ALOLIO, 1994) descreve que ao fazer uso desta característica, é compartilhado pelo líder a missão e visão da organização e ao fazer isso ele incita o orgulho, confiança e respeito de seus liderados. É comum o uso de símbolos para ajudar a concentrar esforços, busca incentivar a criatividade e a racionalidade, trata cada um de seus seguidores individualmente, buscando entender e aconselhando seu seguidor em particular, isso ajuda a resplandecer o carisma de seu líder e espelhar tal influência entre os seus liderados.

        A Motivação Inspiradora, abrange a construção de relacionamento, que para se buscar o vínculo cultural, usa-se o meio da comunicação interativa, proporcionando a troca importante de valores para ambos. O líder busca motivar o liderado demonstrando expectativas com o comprometimento inspirando os seus seguidores para que seja alcançado objetivos futuros.

        Quando o líder estimula os seus liderados a inovarem e a buscarem na criatividade a reestruturação de velhos problemas, buscando ver as situações antigas com novos olhos, nesta característica denominada de Estímulo Intelectual, ao ser percebido erros por parte do seguidor, o mesmo não é divulgado perante os demais e a criatividade não somente é aconselhada como totalmente encorajada.

        A última característica desta forma de liderar é a Consideração Individualizada, na qual o líder se coloca como um mentor buscando reconhecer e aceitando as necessidades individuais dos seguidores, promovendo um ambiente na qual todos os participantes deste venham gozar da oportunidade de desenvolver e conseguir identificar a individualidade de cada um.

METODOLOGIA APLICADA

         Em observância a seus objetivos, essa pesquisa é caracterizada por se um estudo qualitativo, descritivo, bibliográfico e trabalhado em cima de um estudo observacional . A pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, ou seja, busca estimular a pessoa a pensar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Aponta aspectos subjetivos e alcançam motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de uma forma mais espontânea. É usada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo lacunas disponíveis para a interpretação. Em pesquisas qualitativas não se procura em enumerar ou medir eventos e, geralmente, não se emprega instrumental estatístico para análise de dados.

           Já estudo descritivo é aquele cujo “objetivo primordial é a descrição das características de determinada população ou fenômeno” (GIL, 2007, p. 42), o que é presente no dado trabalho aqui feito ao buscar uma analise das características do líder transformacional. Para dar fundamento a essas analises, foi feita uma revisão bibliográfica com o intuito de se obter os principais conceitos referentes a liderança transformacional. Esta etapa, que na pesquisa é considerado como  procedimento imprescindível.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com