TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANAGRAFIA MENOS INFATOR

Monografias: MANAGRAFIA MENOS INFATOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a Assessoria e Consultoria dois termos freqüentemente usados por profissionais que no dia a dia das suas atividades recorrem a estas práticas, e no caso do Serviço Social estas ações também têm sido uma constante, devido a necessidade de realizar uma prática sempre crítica da realidade social; Dentro do contexto Assessoria / Consultoria em Serviço Social abordaremos também a lei de Regulamentação da Profissão que trata em seus artigos da questão das competências e atribuições privativas do Assistente Social. Importante frisar também as possibilidades de assessoria prestadas para este profissional, e também deste profissional para a organização política dos indivíduos, e para a gestão das políticas sociais.

ASSESSORIA

O termo assessoria (do latim, oris – ajudante auxiliar) que ou quem assiste ou assessora, adjunto, ajudante, assistente, auxiliar; ou a pessoa que temcomo função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções.

ASSESSORIA E O SERVIÇO SOCIAL

Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, citadas anteriormente, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização de mandatária.

A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou vários grupos que a executam, em que o assessor normalmente não tem vínculo permanente com o local da prestação e realização do serviço.

Normalmente, são solicitadas pela equipe institucional, que atua diretamente na organização ou como em alguns casos pelos representantes da gestão. As assessorias podem ser consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, em que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente não tem vínculo empregatício atuando como prestador de serviço à organização demandatária.

Para a execução de uma assessoria, faz-se necessário clareza acerca de quais são os objetivos pretendidos pelos demandatários da organização que a solicita. Também é preciso conhecer a organização a fim de tornar possível um processo de trabalho investigativo e interventivo com retorno para a qualificação profissional de todos os envolvidos. Para a realização da assessoria, os profissionais devem ter como habilidades: negociação, atualização e aprimoramento teóricos constantes, habilidade com apropriação e manejo da informática, iniciativa, espírito de liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal da equipe e interdisciplinar em permanente desenvolvimento.

POSSIBILIDADES DE ASSESSORIA PRESTADA AO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

O profissional do serviço social precisa ser crítico, criativo e comprometido, para que deste modo consiga realizar melhor análise da realidade onde atua desenvolver estratégias de enfrentamento, e precisa ser empenhado para que possa trabalhar pela garantia de direitos da população atendida e ter como referência o projeto ético político da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com