TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICALIZAÇÃO

Seminário: MEDICALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Seminário  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

MEDICALIZAÇÃO.

Entendi que medicalização é um fato gravíssimo e infelizmente frequente em nossa sociedade á muito tempo desde o século XIX aonde começa a medicina social no Brasil.

Quando a sociedade começa a pensar com a racionalidade da medicina em resolver todos os problemas físicos e morais dos cidadãos.

Mas enfim os tempos são outros, e isso só veio a piorar. A medicalização tem sido alvo de grande preocupação para as organizações de psicologia e de educação em São Paulo.

É horrível saber que alguns problemas psicológicos talvez causado por problemas na sociedade são diagnosticados como causas biológicas sem ao menos saber se a sociedade tem peso nestes fatos. Já tentam resolver o “problema” com medicações.

Questões coletivas são tomadas como individuais ,a pessoa e sua família são responsabilizadas pelos problemas ,enquanto governos são eximidos de suas responsabilidades. Assim excluindo a pessoa de seu convívio saldável em sociedade.

É a vida se tornando medicalizada .As pessoas se medicando também por conta própria querendo evitar doenças ,fortalecer o organismo entre outras utilidades , os remédios são usados para ‘’ obter saúde’’ sem que ao menos esteja doente .

É o povo passando considerar as dificuldades da vida como problemas médicos solucionáveis através de remédios . Conduzindo assim nossa sociedade a uma dependência de medicamentos. Se isso fosse realmente verdade não haveria tantas criticas sobre o assunto.

A medicalização esta presente também na educação, tratando os problemas de aprendizagem em diagnósticos com causas biológicas .

E pelas pesquisas existentes são poucos os casos biológicos que causam dificuldades no aprendizado. O problema mesmo é a falta de criar novas maneiras de ensino para estas crianças e adolescentes e até mesmo a falta da família no processo de aprendizagem.

A s escolas precisam urgentemente rever novas práticas pedagógicas. Mas infelizmente é mais fácil quando uma criança tem uma dificuldade ou modo de comportamento diferente , dizer que ela está doente e dar um remédio. E não perceber que esta criança possa estar passando por problemas de se relacionar no ambiente e com as pessoas que estão ao seu entorno .È preciso enxergar isto.

E com tudo isto , foi criado o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade ,de atuação permanente que sua finalidade é articular as entidades , grupos e pessoas para superação do fenômeno da medicalização com o intuito de mobilizar a sociedade para criticar á medicalização da aprendizagem e do comportamento.

Contribuindo assim para a luta por uma educação de qualidade e socialmente referenciada para todos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com