TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micropogonias furnieri

Seminário: Micropogonias furnieri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  Seminário  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

http://www.light.com.br/institutolight/cursos/Aula%205%20-%20Ecossistemas/Aula%205_Ambiente%20aquatico.pdf É que por ser salgada a água do mar não é potável. Muitas nações na África e no Oriente Médio com problemas hídricos aplicam hoje um processo caro, ...A contaminação de ecossistemas aquáticos por metais pode ocorrer por ação antrópica ... objetivos do presente trabalho são de demonstrar a importância dosGenidens genidens (bagre marinho),

Micropogonias furnieri (curvina)

Mugil platanus (tainha)

A superfície da Terra encontra-se coberta em cerca de 2/3 da sua extensão por uma vasta massa de água contínua que forma na realidade um único e gigantesco Oceano. Este sofre algumas variações de salinidade, temperatura e outros factores, consoante nos encontramos próximo do Equador ou dos Pólos.

Do litoral às profundezas dos abismos, os Oceanos acolhem as mais variadas formas de vida, sempre adaptadas às condições ambientais onde se inserem.

As zonas tropicais, de águas mais quentes, onde a quantidade de alimento disponível é geralmente maior, são normalmente mais ricas em espécies do que as zonas temperadas.

Em Mar Aberto não existem obstáculos ou objectos que possam servir de referência ou de abrigo aos animais que aí vivem. Em consequência, os peixes desenvolveram uma excelente capacidade natatória, que lhes permite deslocar-se velozmente e percorrer grandes distâncias. Os poderosos tubarões-anequim, os atuns e espadartes são exemplo de habitantes deste tipo de ecossistema.

Zonas Costeiras

As zonas costeiras são regiões de transição entre a terra e o mar, de dimensões e características muito variáveis. Aqui se encontram a maior parte das espécies marinhas, em ecossistemas diversos.

Recifes de coral

Nas águas quentes e límpidas das regiões tropicais proliferam os recifes de coral, que chegam a cobrir extensas áreas. Os corais, pequenos animais primitivos que vivem em colónias, estão na origem destas verdadeiras obras arquitectónicas, edificadas a partir da sucessiva sobreposição dos esqueletos calcários segregados por estes animais. As condições ambientais são favoráveis ao aparecimento de uma imensa diversidade de formas de vida que competem e lutam permanentemente pela sobrevivência, adoptando as mais fascinantes estratégias de ataque e defesa. Constituindo ecossistemas de beleza única, os recifes coralíferos estão actualmente ameaçados pela poluição e pela acção devastadora do Homem, que os explora com fins turísticos e comerciais.Os estuários são zonas confinadas, onde a água dos rios se encontra com a do mar. Fortemente influenciados pelas marés, sofrem oscilações significativas dos valores da salinidade e temperatura, exigindo aos seres vivos especiais adaptações. No entanto, a abundância de nutrientes e o facto de constituírem áreas protegidas do ponto de vista climatérico e da presença de grandes predadores, faz com que estes ecossistemas sejam muito ricos em formas de vida. Por outro lado, os estuários são ainda utilizados por muitas espécies como viveiros, ou seja áreas onde os juvenis encontram abrigo e alimento durante as primeiras fases do seu crescimento.

Nas zonas abrigadas dos estuários tropicais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com