TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento filosófico francês do estruturalismo

Resenha: Movimento filosófico francês do estruturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  153 Visualizações

O QUE FOI O ESTRUTURALISMO?

Foi um movimento filosófico francês quealcançou o seu ápice na metade do Sec. XX, aqui no Brasil.

Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo.

E.B.Titchener conheceu esse processo quando estudava na Alemanha, sobre atutela do seu mestre Wilhelm Wundt, onde concluiu o seu mestrado.

De volta aos Estados Unidos apresentou uma nova abordagem da psicologia, que acabou culminando com o sistema de “Estruturalismo”, ondeorganizava os conteúdos mentais, consciência mediante o processo da associação. O objetivo do estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações.

Era uma das principais formas de analisar asdiversas áreas das ciências humanas, da antropologia, da sociologia e da linguística e etc.

Por ser um movimento teórico buscava examinar a Relação e a Função da estrutura, Wundt treinava o observador eensinava como tinha que descrever o fenômeno através de estudos com situações montadas em laboratório.

Esta corrente e pratica acabou dando lugar a outro movimento, na evolução histórica dapsicologia.

O QUE FOI O FUNCIONALISMO?

O funcionalismo é o modelo que substitui o estruturalismo na evolução histórica da psicologia, sendo o seu principal impulsionador William James. O principalinteresse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente é um dos factores mais importantes nodesenvolvimento. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, e não como era estruturada, por isso eram usadas situações em seu ambiente real para que fossem estudadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com