TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mvnr6u5nvmc3895

Trabalho Escolar: Mvnr6u5nvmc3895. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

trabalho acadêmico é o da escolha do tema e determinação do objeto de estudo. Embora pareça óbvio, a escolha de um tema a ser inves gado nem sempre é tão fácil.

14

Métodos das Ciências - Prof. Me. Fábio Henrique Cardoso Leite - UNIGRAN

Dissertação Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização. Visa à obtenção do título de mestre. Tese Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. Visa à obtenção do título de doutor. Surge, normalmente, em função da afinidade que o acadêmico tem com determinados campos teóricos, das leituras extraclasses, dos debates em aula e, particularmente, em função da preferência pessoal. O tema deve sempre conter e permitir novas indagações, novos questionamentos. A escolha do tema vincula-se, assim, a critérios de seleção, quais sejam: • importância ou relevância teórica do tema; • viabilidade em termos de levantamento de dados, disponibilidade de tempo e de recursos financeiros; • resposta aos interesses do aluno-pesquisador e ligação com sua posição política, cultural, religiosa; • vínculo a experiências práticas, a envolvimentos sociais; • atenção à delimitação geográfica e cronológica do estudo. Uma vez escolhido o tema, é preciso delimitar, com precisão, o objeto de estudo (o que se quer estudar): sua extensão e seu campo conceitual.

O interesse por um tema que mereça ser pesquisado na forma de um trabalho acadêmico ou monográfi co (documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. Normalmente é requisito parcial para a obtenção do tulo do bacharel, licenciado ou especialista).

Fonte: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http:// lightinsilence.fi les.wordpress.com>. Acesso em: 25/08/2010.

15

Métodos das Ciências - Prof. Me. Fábio Henrique Cardoso Leite - UNIGRAN

SEÇÃO 3 - Delimitação do Tema – Ter um Objeto de Estudo

Essa etapa consiste em dar os contornos ao tema escolhido, definir o enfoque teórico-metodológico e determinar a dimensão da pesquisa. Consiste no que se quer saber ou fazer a respeito do objeto. Uma breve incursão por arquivos de bibliotecas permite visualizar a questão da delimitação e precisão dos assuntos e temas relativos aos diferentes campos da ciência. Ao se proceder, por exemplo, a uma consulta sobre o termo educação, verifica-se que inúmeras são as obras que poderão ser destacadas, vez que o assunto é extremamente abrangente. O mesmo pode-se dizer dos termos direito e administração. Porém, ao se procurar por termos como “Ensino Fundamental”, “Educação Superior”, “Direito Civil”, “Administração Hospitalar”, vê-se que a pesquisa resultará mais restrita, por que está delimitada a um campo específico do saber. Da mesma forma, a escolha do tema de uma pesquisa requer o reconhecimento da amplitude do objeto de estudo e da necessidade de sua delimitação a um campo mais específico do saber. Assim, o assunto é a matéria de que se trata, enquanto o tema é a proposição que vai ser tratada ou demonstrada, é o objeto da investigação, é o objeto de pesquisa já delimitado. Exemplificando: o assunto poderá ser “Educação” e o tema a ser investigado “Ensino Fundamental”, e nesse, mais especificamente, as “Séries iniciais do ensino fundamental” e, ainda, mais detalhadamente, é possível estudar “O ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental no Estado do Mato Grosso do Sul na década de noventa”. Essa mesma delimitação poderá ser efetuada, por exemplo, em relação ao assunto “Direito civil”, assunto amplo que abarca temas específicos tais como “Direito da família”, “Contratos”, “Obrigações”. Esses, por sua vez, englobam temas ainda mais específicos (merecedores da atenção do aluno-pesquisador) tais como os referentes aos “Aspectos patrimoniais na união estável”, aos “Contratos de parceria”, aos “Contratos agrários”, e às “Extinções das obrigações”. Delimitar o assunto, demarcar os contornos do estudo é função essencial para o estabelecimento de passos precisos de pesquisa, leitura, fichamento e coleta de dados. O estudo monográfico exige que se reduza à extensão do assunto a fim de se chegar a um tema objetivo e preciso. Fonte: < http://nexus.futuro.usp.br/blog/~anamarysa/1612>. Acesso em: 30/08/2010.

16

Métodos das Ciências - Prof. Me. Fábio Henrique Cardoso Leite - UNIGRAN

3.1 Estudos Exploratórios ou Leituras Preliminares Para se proceder à delimitação e à problematização do tema, é necessário que se tenha uma visão clara do que se quer, o que exige a leitura prévia de textos sobre o assunto versado. A esse procedimento é comum denominar estudos exploratórios ou leituras preliminares. Os estudos exploratórios ou leituras preliminares visam a indicar se existe bibliografia atualizada e de fácil acesso, se a matéria já foi esgotada ou superada e se as questões estão sendo debatidas e são atuais. Registre-se que as leituras preliminares permitirão comprovar a convicção da escolha do tema.

3.1.1 Indagações de Pesquisa Uma vez selecionado e delimitado o tema, ou seja, definido o objeto de estudo, por meio do processo de identificação da abrangência pela seleção dos assuntos que serão enfocados, é necessário identificar as dificuldades a serem resolvidas, isto é, é necessário problematizar.

3.2 Problematização

Assim, a problematização é o processo de indagação, de questionamento. Compreende a elaboração dos objetivos, o levantamento de hipóteses e/ou questões de estudo e a definição de um plano provisório de investigação, envolvendo a metodologia a ser utilizada (matérias e métodos), ou seja, o plano de estudo. Identificado o problema a ser pesquisado, deve-se coletar a documentação sobre ele e realizar leituras. Não é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com