TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROTRANSMITTERS EM DEPRESSÃO

Projeto de pesquisa: NEUROTRANSMITTERS EM DEPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO

Trabalho apresentado para a Disciplina de Psicologia Neurociência Básica I da Faculdade de Psicologia – Processos Psicológicos Básicos I Universidade Anhanguera III sob a orientação da Profa. Dra. Fernanda Doretto Barbosa.

CAMPINAS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DEPRESÃO 5

4. ENTREVISTA COM ALUNA DE ESTÁGIO DO 8º SEMESTRE FACULDADE ANHANGUERA III 9

5 RECOMENDAÇÕES 11

5 REFERÊNCIAS 12

B

1 INTRODUÇÃO

O neurônio é uma célula que compõe o sistema nervoso e juntamente com o sistema endócrino são responsáveis pelas funções e controle das atividades em nosso organismo (ANDRADE, et.al., 2013).

Os neurônios se comunicam através de impulsos nervosos que passa pelo o axônio e vence um espaço que é denominado “Fenda Sináptica" onde a função recebe o estímulo "Sinapse". Para que essa comunicação seja feita, o primeiro neurônio vence essa ruptura e chegam através dos impulsos com isso e liberadas substância químicas excitam ou inibe o neurônio seguinte (COGNITIVE NEUROSCIENCE, 2013).

Essas substâncias são produzidas pelos neurônios e são denominados neurotransmissores, o nosso sistema nervoso depende totalmente dessa ação para o seu funcionamento (op cit).

Os neurotransmissores são estimulados pelo próprio neurônio que o liberou e quando não é usado ele pode ser reutilizado pelo próprio permanecendo armazenados em vesículas que se encontra no terminal do axônio (ANDRADE, et.al., 2013).

Com advento frenético da modernização técnico cientifico cultural e a globalização, o homem moderno enfrentam níveis diferenciado de alteração no humor no cotidiano como, por exemplo, estresse, alegria e tristeza. Essas alterações de humor podem ocorrer simultaneamente e/ ou em rápido período de tempo, gerando desgaste mentais, tornando os seres humanos mais propicio a desenvolver transtornos de personalidade, ou em casos mais graves doenças psíquicas (VARELLA, 2014; ANDRADE, et.al., 2013).

Essas passagens diárias e normais podem causar afetos e desafeto que surgem a partir da sensibilidade psíquica do individuo em relação às experiências vivenciadas, mas em algumas pessoas os desafetos se tornam excessivos devidos a vários acontecimentos significativos maléficos ao longo da vida. Nesses casos nos deparamos diante de um "Transtorno Afetivo" em alguns casos quando temos a perca de algum ente querido ou e diagnosticado em alguma doença grave ou sofre algum tipo de trauma, a tristeza pode ser intensa ou prolongada que pode acabar gerando um quadro de "Depressão Mental" (op.. cit).

A depressão e um problema mundial que deveria se tratado pelos órgãos públicos com mais comprometimento estima-se que 30% da população mundial soframos dessa doença (TORRES, 2013).

Quimicamente ela e causa por um erro nos neurotransmissores responsáveis pela produção das células como a “serotonina, noradrenalina e a dopamina que da a sensação de bem estar” (op cit).

As faltas da produção dos neurotransmissores inibiram a produção das células que são fundamentais para o desempenho das atividades dos neurônios com a quantidade reduzida surgi a Depressão que esta totalmente ligada a essa disfunção (COGNITIVE NEUROSCIENCE, 2013).

2 DEPRESÃO

A depressão e uma doença psiquiátrica devastadora nos últimos tempos já esta impactando por volta 350 milhões de pessoas mundo. E não damos o valor devido a essa patologia em nosso meio subdiagnosticada especialista da área, muitas vezes confundida com uma tristeza profunda provocada por acontecimentos difíceis, pois, é um fenômeno normal que faz parte de espaço, costuma ter uma duração de bem curta (TORRES, 2013; VARELLA, 2014).

A Depressão em geral ela e caracterizada por uma tristeza profunda, sentimentos de dor, amargura, desencanto, alteração no apetite e sono desmaio perca do interesse sexual e a falta de interesse pelas atividades cotidianas (ANDRADE, et.al., 2013).

A depressão e um estado patológico é causado por uma disfunção no nosso celebro, pois ele e formado por enumeras células que se comunicam entre si através de substancia químicas que se da ao nome de neurotransmissores, e com a doença por algum motivo para de funcionar e o nosso celebro fica comprometido (COGNITIVE NEUROSCIENCE, 2013).

Causas

Temos vários fatores que levam ao aparecimento da depressão (ANDRADE, et.al., 2013; DRAUZIO, 2013; TORRES, 2013):

 Predisposição genética;

 Quadro de depressão anterior;

 Personalidade perfeccionista;

 Distúrbio obsessivo compulsivo;

 Situação difícil como a perca de ente querido;

 Algum tipo de trauma vivido ao longo da vida;

 Estresse físico ou psicológico;

 Diagnostico de doença grave;

 Consumo de drogas como álcool cocaína entre outras;

 Posição social ou profissional;

 As mulheres são mais vulneráveis em virtude da oscilação hormonal onde acarreta na gravidez após o parto e na menopausa;

 Em homem a pré-disposição para depressão e entre 18 e 40 anos bem na idade produtiva;

 Temos quadro de depressão em países onde o outono e inverno e intenso e a influencia, climática nesses países a luz diminui e as pessoas ficam vulneráveis as flutuações normais e desenvolvem quadro de depressão, nesse caso damos o nome de "Depressão Sazonal".

Sintomas

Segundo ainda os autores citados os sintomas são:

 Humor deprimido ou irritabilidade, ansiedade e angustia quase todos os dias;

 Desânimo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com