TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nenum

Artigos Científicos: Nenum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecer o ciclo menstrual, e alterações no corpo que acontecem nesse período, são pontos-chave para ajudar a mulher a planejar a gravidez, ou evitá-la, e utilizar o método anticoncepcional da tabelinha. Durante o ciclo menstrual, que tem em média 28 dias, há duas partes: antes e depois da ovulação.

* Dia 1 do ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.

* Geralmente pelo dia 7 o ovo começa a ser preparado para fertilização pelo esperma.

* Entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando que o ovo fertilizado seja implantado nele.

* Por volta do dia 14 (em um ciclo menstrual de 28 dias), hormônios fazem com que o ovo seja liberado em um processo chamado ovulação. O ovo viaja pelo tubo de falópio até o útero. Se o esperma fertilizar o ovo, ele se fixará no revestimento do útero e acontecerá a gravidez.

* Por volta do dia 25 os níveis de hormônios caem e se não ocorrer a gravidez a revestimento extra do útero será eliminado pela menstruação.

PUBLICIDADE

A primeira parte do ciclo menstrual é diferente em cada mulher, e até pode variar na mesma pessoa de mês para mês, indo de 13 a 20 dias. Essa é a parte mais importante do ciclo para conhecer e para o método anticoncepcional da tabelinha, uma vez que ovulação e gravidez podem ocorrer. Após 14 a 16 dias da ovulação toda mulher que não engravidou terá menstruação, a não ser que tenha problema de saúde que afete isso.

Método anticoncepcional da tabelinha

A aplicação do método anticoncepcional da tabelinha começa mantendo registro escrito da duração de cada ciclo menstrual por 8 a 12 meses, a fim de saber a sua duração. O ciclo menstrual pode variar de mês para mês. Para estimar quando começa o período fértil, verifique na lista a duração do ciclo menstrual mais curto e subtraia 18 desse número. Por exemplo, se o ciclo mais curto foi de 27 dias, então estima-se que o período fértil começaria no dia 9 do ciclo menstrual (27-18). Para estimar o último dia do período fértil, pegue a duração do ciclo menstrual mais longo e subtraia por 11. Desta forma, para uma mulher com ciclos menstruais variando de 27 a 30 dias, pode-se estimar que o período fértil começaria no dia 9 do ciclo menstrual (27-18), e o dia 19 (30-11) seria o último dia do período fértil.

PUBLICIDADE

Calculadora da ovulação pelo método da tabelinha

A calculadora da ovulação abaixo faz cálculo do período fértil pelo método da tabelinha:

Calculadora da ovulação

Entre com o ciclo menstrual mais curto: dias

Entre com o ciclo menstrual mais longo: dias

(Javascript de copacabana runners)

Tabelinha dos dias férteis

Para fazer uma tabelinha dos dias férteis pode-se pegar os dados obtidos pela calculadora da ovulação e marcar a fase infértil antes da ovulação, o período fértil e a fase infértil após a ovulação.

Exemplo de uma tabelinha dos dias férteis:

Tabela de dias férteis

Nessa tabelinha dos dias férteis a calculadora da ovulação estimou o dia 8 como primeiro dia fértil e o 19 como último, para mulher na qual o menor ciclo menstrual é de 26 dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com