TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurofisio

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O QUE VOCÊ ENTENDE POR FISIOLOGIA HUMANA?

  É o estudo do funcionamento do corpo e das reações bioquímicas que ocorrem nas células.

  1. COMO É COMPOSTA A MEMBRANA CELULAR?

  Lipídios, proteínas e carboidratos.

  1. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS E DOS LIPÍDIOS DAS MEMBRANAS CELULARES?

  Os lipídios formam uma bicamada lípidica que fornece a estabilidade e flexibilidade a membrana, possui uma região hidrofílica, que interage bem com a água, e região hidrofóbica , que não gosta de interagir com a água.

  As proteínas servem como transportadoras, fazem a comunicação das células com o o meio extra-celular, realizam atividade enzimática e podem aliciar respostas imunes.

  1. QUAL A UTILIZAÇÃO DO ATP PELA CÉLULA?

  O ATP funciona para o armazenamento de energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese e libera energia quando necessário, quando a célula necessita fazer transporte ativo de moléculas, divisão celular, entre outros.

  1. O QUE É HOMEOSTASIA?

 É o equilíbrio fisiológico com o meio ambiente.

  1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS COMPOSIÇÕES DOS LÍQUIDOS EXTRAS E INTRACELULARES?

 O líquido intracelular é composto por íons potássio, enquanto o extra é pobre nesse elemento, porém rico em sódio, sendo o intra pobre neste. Que devem ser diferentes para manter a homeostase metabólica.

  1. CITE OS TIPOS DE TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA.

 Transporte passivo (sem gasto de ATP) por difusão simples ou facilitada e transporte ativo (com gasto de ATP) primário e secundário.

  1. DIFERENCIE DIFUSÃO SIMPLES E DIFUSÃO FACILITADA DANDO EXEMPLOS.

  Difusão facilitada transporta substâncias permeáveis da membrana, fluem de dentro pra fora da célula ou vice versa, de forma espontânea. De uma região com mais concentração para uma com menor concentração. EX. trocas gasosas entre o sangue e o tecido.

   Difusão Facilitada auxilia na entrada de determinadas substâncias através dos poros que ficam abertos, pode ocorrer no sentido do gradiente de concentração, ou não. Transportam as moléculas para dentro ou fora da célula, de acordo com a necessidade. EX. glicose, sais minerais e alguns aminoácidos.

  1. EXPLIQUE O MECANISMO DE FUNCIONAMENTO DA BOMBA SÓDIO-PPOTÁSSIO ( TRANSPORTE ATIVO)          

  O íon Na+ se apresenta em maior concentração no meio extracelular, e K+ tem amior concentração no intracelular. O Na+ entra na célula por difusão facilitada, enquanto o K+ sai da célula pelo mesmo processo, havendo assim um equilíbrio entre as concentrações internas e externas, porém esse processo não seria muito bom para o organismo, assim a célula das o oposto, coloca o Na+ para fora e o K+ para dentro, havendo um gasto de ATP.

  1. COMO É DIVIDIDA ANATÔMICA E FUNCIONALMENTE O SISTEMA NERVOSO?

  Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.

Central: é responsável por receber e processar informações. É constituído de encéfalo e medula espinal.

Periférico: conecta o sistema nervoso central ao resto do corpo, podendo ser dividido em somático e autônomo.

  1. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES GERAIS DO SNC?

  É responsável pela interação com o meio em que vivemos, através das nossas sensações e movimentos. Podemos dividir em Função sensorial: responsável por todas nossas sensações. Função motora: com excessão do coração, os músculos do corpo dependem do SNC para contraie e relaxar. Homeostase: equilíbrio do nosso corpo e Pensar: o SNC que nos permite raciocinar.

  1. SISTEMA NERVOS PERIFÉRICO É DIVIDIDO EM SNP VOLUNTÁRIO E SNP AUTONÔMO (simpático e parassimpático) EXPLIQUEM AS FUNÇÕES DE CADA UM.

  SNP autônomo ou visceral: regula o ambiente interno do corpo, controla a atividade do sistema digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com