TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEOBHAVIORISMO

Por:   •  10/12/2019  •  Seminário  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Neobehaviorismo

Seminários
Grupo 1 – Neobehaviorismo

Texto de Referência: ÁLVARO, J. L. E.; GARRIDO, A. L. Psicologia Social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006, pp. 101-109.

REGRAS PARA O SEMINÁRIO

Deverão ser confeccionados pelos alunos roteiros de apresentação, conforme orientações prestadas pela professora.

Cada grupo deverá organizar uma apresentação de 30 minutos.

Além do texto de referência indicado no cronograma, deve ser utilizado como referência para a construção do seminário pelo menos um artigo científico ou capítulo de livro acadêmico.

Todos os grupos deverão elaborar duas perguntas concernentes ao tema do seminário, respondê-las e entrega-las para professora juntamente com o roteiro. Esses documentos deverão ser trazidos impressos.

Os roteiros de apresentação e perguntas elaboradas deverão ser compartilhados com a turma. A divulgação poderá ser realizada por meios digitais ou impressos.

Os seguintes itens serão avaliados durante a apresentação dos seminários: Organização do grupo; organização do conteúdo; clareza na transmissão de informações; utilização de fonte complementares; articulação do tema com outros conteúdos da psicologia; utilização do tempo pré-estabelecido; participação de todos os membros do grupo; entrega do roteiro de apresentação.


O que é Neobehaviorismo na Psicologia

Tiago Azevedo07/09/20160

Neobehaviorismo é uma escola de pensamento que postula que o estudo da aprendizagem e um foco em métodos de observação objetivos rigorosos formam a chave para a psicologia científica. Neobehaviorismo é a segunda fase do behaviorismo, que estava intimamente associado com BF Skinner, Clark Hull e Edward C. Tolman.

[pic 1]

Em contraste com os behavioristas, neobehavioristas tentaram formalizar leis comportamentais e tiveram influências positivistas incluindo Herbert Feigl, Otto Neurath e Rudolf Carnap. Estes positivistas lógicos acreditavam que qualquer coisa que não podia ser provada através da ciência através de observações físicas era um absurdo ou metafísica. O conhecimento deve ser construído por observações e verificado por observações.

Casco é considerado o mais ambicioso dos neobehavioristas, e ele é amplamente creditado pela construção da teoria formal de comportamento. Ele fundou a lei de generalização de estímulos que indicou que uma resposta pode ser recebida por estímulo não convencional se o estímulo foi associado com um estímulo que causou uma resposta.

Skinner, que publicou suas ideias em várias obras, argumentou que a ciência foi baseada inteiramente em observação e que hipóteses e teorias tinham pouco a ver com isso. Ele acreditava que o comportamento poderia ser controlado e formado através de reforços ou recompensas. A filosofia de Skinner foi utilizada durante a metade do século 20 em instituições psiquiátricas e estabelecimentos penais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (351.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com