TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neurolidando com Mudanças

Por:   •  21/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI

“PROFESSOR MUNIR JOSÉ”

NEUROLIDERANDO COM MUDANÇAS

ADRIELE SILVA, Nº 01

ANDRESSA RUBIM, Nº 04

ARINE DE LIMA, Nº 06

CARLA ADRIANA, Nº 09

JÉSSICA ALMEIDA, Nº 12

VITÓRIA SOUSA, Nº 25

BARUERI, 12 DE ABRIL DE 2017.


ADRIELE SILVA, Nº 01

ANDRESSA RUBIM, Nº 04

ARINE DE LIMA, Nº 06

CARLA ADRIANA, Nº 09

JÉSSICA ALMEIDA, Nº 12

VITÓRIA SOUSA, Nº 25

NEUROLIDERANDO COM MUDANÇAS

Trabalho exigido como prova mensal para matéria de Psicologia do Trabalho.

Orientador (a): Vera

BARUERI, 12 DE ABRIL DE 2017.

INTRODUÇÃO

Com os avanços dá neurociência, gestores e líderes debatem sobre como podem acelerar processos de mudanças na vida pessoal e nas organizações.

Pesquisadores tem estudado a "neurociência cognitiva organizacional", que estuda aspectos como a memória, os pensamentos, a criatividade e a estratégia (ou seja, como adquire e processa informações).

Para darem continuidade nas discussões, estudiosos tem avaliado os comportamentos implícitos, e quais são suas dimensões quando se refere a gestão de pessoas.

As medidas implícitas são espontâneas e ocorrem sem que as pessoas percebem (o que causa preocupação).                        

No caso é observado a distinção entre implícitos e explícitos (modelo duplo de informações), foi possível concluir através das observações que os estímulos de curta resposta são interpretados como implícitos (os não conscientes), e os de respostas mais elaboradas são os explícitos (conscientes).

Há visões alternativas que consideram o comportamento como algo capaz de ser mudado do implícito para o explícito, e vice-versa. É aceito que pessoas motivadas e dedicadas consigam mudar de comportamento (implícito para o explícito).


NEOROLIDERANDO COM MUDANÇAS

Estudos sobre exposição revelam que é possível desenvolver novas atitudes decorrentes de exposições repetidas, isso pode ser interpretado como habituação e tédio. A habituação influencia o comportamento por ser familiar, já o tédio, pela frequência excessiva, o que pode até diminuir o efeito dá exposição. Atitudes no contexto organizacional são muito exploradas.

Algumas pessoas definem atitude como algo relacionado ao comportamento ou um indivíduo diante de um acontecimento. Para outros a atitude está relacionada com questões afetivas em relação aos seus problemas. No contexto científico, atitude pode ser explicada em termos gerais envolvendo três domínios: afetivo, cognitivo e comportamental. Um exemplo seria um ambiente onde fumar cigarros são livres, uma pessoa pode não gostar de cigarro (afeto), a pessoa fala que cigarro é nocivo para a saúde (cognitivo) e por fim pode não querer ficar perto dos fumantes (comportamental). Sendo assim, de modo simples a atitude dessa pessoa é na verdade um somatório dos três domínios que foi citado acima.

No interpessoal, as atitudes têm muita importância, pois podem definir o grau que as pessoas se aproxima uma das outras. Um exemplo seria numa festa, uma pessoa chega e logo atrás uma outra chega falando que é psicóloga, porém a primeira pessoa não gosta, ela toma a atitude de sair de perto dessa pessoa.

Essa atitude pode ser reconhecida como uma atitude explícita, já que foi feito de um processo proposital sobre qual houve um controle.

Há outro tipo de atitude que é menos suscetível ao controle a implícita, que se refletem em associações na memória que conectam um objeto a certas avaliações afetivas e cognitivas. Essas associações não possuem controle. São do tipo de atitudes automáticas que podem ter impacto direto no comportamento e se forem validados como verdade. Foi por esta razão que o campo cognitivo social adaptou os paradigmas experimentais da psicologia cognitiva e desenvolveu ferramentas para avaliar as atitudes implícitas. Uma delas é o teste de associação implícita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com