TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA LINGUAGEM E SUAS DIMENSÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Artigo: O PAPEL DA LINGUAGEM E SUAS DIMENSÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

1- O PAPEL DA LINGUAGEM E SUAS DIMENSÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

É no mundo da cultura que interagimos com o outro, construímos nossa identidade pessoal, social e desenvolvemos a linguagem. Portanto, a linguagem como interação pressupõe construção entre sujeitos que agem, por meio da própria linguagem (ALFREDINA, Nery, 2005).

Sobre a teoria da linguagem, o lingüista Hjelmslev afirma que: ”a linguagem é inseparável do homem, segue- o em todos os seus atos sendo o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.”( CHAUÍ, Marilena, p. 172)

O ser humano tem necessidade em agrupar-se a sociedade para conseguir concretizar seus objetivos. Daí a importância da comunicação, convivência com a sociedade, onde o objetivo da comunicação é busca pelo entendimento.

A linguagem não é apenas comunicação ou suporte de pensamento, é, principalmente, interação entre sujeitos. A linguagem é uma produção social não inocente, nem neutra, nem natural (ALFREDINA, 2005).

De acordo com CHAUÌ, Marilena “para os empiristas, a linguagem é um conjunto de imagens corporais e mentais formadas por associação e repetição e que constituem imagens verbais (as palavras).”

Isso se deve ao fato de que:

As imagens corporais são de dois tipos: motoras e sensoriais. As imagens motoras são as que adquirimos quando aprendemos a articular sons (falar) e letras (escrever), graças a mecanismos anatômicos e fisiológicos. As imagens sensoriais são as que adquirimos quando, graças aos nossos sentidos, à fisiologia de nosso sistema nervoso, sobretudo a de nosso cérebro, aprendemos a ouvir (compreender sons e vozes) e a reconhecer a grafia dos sons (ler). As imagens verbais são aprendidas por associação, em função da freqüência e repetição dos sinais externos que estimulam nossa capacidade motriz e sensorial. A palavra ou imagem verbal é uma síntese de imagens motoras e sensoriais armazenadas em nosso cérebro. (CHAUÍ, 2005, p. 178)

Os intelectuais apresentam uma concepção diferente, para eles a linguagem é um fato do pensamento da nossa consciência, ou seja, é apenas a tradução auditiva, oral, gráfica ou visível de nossos pensamentos e sentimentos (CHAUÍ, 2005).

Segundo CHAUÍ, 2005, p. 179:

A linguagem é um instrumento do pensamento para exprimir conceitos e símbolos, para transmitir e comunicar idéias abstratas e valores. A palavra, dizem eles, é uma representação de um pensamento, de uma idéia ou de valores, sendo produzida pelo sujeito pensante que usa os sons e as letras com essa finalidade.

No vídeo “A menina selvagem”, vimos que a criança foi criada isolada da sociedade em um quarto sem contato com o outro, sendo privada da sua infância, e de todos os ensinamentos básicos de uma criança, principalmente a linguagem. Alguns cientistas, concluíram que, existe uma idade certa para o aprendizado da linguagem, já que a menina não conseguiu desenvolver a linguagem num grau considerado satisfatório. Outros defendiam a idéia de que ela já tivesse nascido com atraso mental, e outros ainda acreditavam que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com