TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Cogniçao

Artigos Científicos: O Que é Cogniçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

O que é cognição? Qual a relação de cognição com a psicologia?

Segundo o dicionário Aurélio cognição é ”ato de conhecer, conhecimento percepção”.

Segundo o dicionário informal online é o "modo de perceber e interpretar a si mesmo. Não segue um padrão descritivo de interpretação porque é subjetivo, ou seja, cada qual tem uma forma pessoal de analise, levando em conta sua capacidade de aprendizado pela cognição.

Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação”.

Portanto percebe-se que cognição são os processos mentais individuais, a fala, a forma de pensar individual, a memorização, o raciocínio. Cognição é a forma de conhecer o mundo, consciente ou inconsciente, ao longo da vida.

A cognição se torna objeto de estudo da psicologia, a partir do momento que o behaviorismo fracassou no processo de explicar os aspectos mais elevados do comportamento humano, o cognitivismo ou a psicologia cognitiva se propôs a estudar como as pessoas percebem, pensam, lembram.

Segundo Alina Galvão Spinillo (1989) a psicologia cognitiva tem como objetivo estudar como as informações externas são entendidas, internalizada, e descobrir como elas se refletem no comportamento.

Ulric Neisser afirmou que "O pensamento humano envolve paixão e emoção, as pessoas atuam sob motivações complexas. O programa de computador, ao contrário, (...) não trabalha por emoção e é monomaníaco na sua ingenuidade" (Neisser, apud Goleman, 1983, p. 57).

Antes da adoção da cognição como objeto de estudo o comportamento do homem era proposto como o de uma maquina, mas como esse comportamento exato do homem como maquina não conseguiu se provado, a cognição foi adotada para explicar esse comportamento humano que não e exato, que é individual e particular para cada individuo, essa visão explica por cada individuo se comporta de forma diferente em situações iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com