TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Emoçao

Artigo: O Que é Emoçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a emoção?

Não é fácil definir ou conceituar as emoções, pois elas não podem ser observadas diretamente, então, analisamos e definimos sua existência através dos comportamentos .

As emoções são um estado de excitação que mexe com todo o nosso organismo.

Muitas às vezes usam o termo emoção para atribuir algo relacionado ao sentimento ou outros estados afetivos em geral, porem muitos autores preferem diferenciar, e atribuir diferentes termos para emoção e sentimentos, pois mesmo se relacionando , possuem significados diferentes e agem de maneiras diferentes.

As emoções, segundo alguns autores é o estado de experiências internas, um impulso que nos move e leva nosso organismo a ação, diferencia-se dos sentimentos, pois sentimentos são descrito como informações que os indivíduos sentem nas situações vividas. Sentimentos pode-se dizer que são emoções com características mais duráveis.

Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.

Existem algumas oposições entre sentimentos e emoções, as emoções são publicas os sentimentos privados, a emoção é inconsciente e o sentimento é consciente.

As emoções por serem difícil de definir e conceituar existe três indicadores utilizados para identificar as emoções:

1- Relatos verbais. - é preciso solicitar que o individuo fale, escreve e descreva a respeito do que está sentindo.

2- Observação do comportamento. – mesmo que uma emoção possa derivar e vir acompanhada de respostas diferentes e distintas, as emoções podem ser muitas vezes expressas por uma única resposta corporal. Então observa-se os gestos, expressões, posturas e movimentos corporais para identificar uma emoção.

3- Indicadores fisiológicos. – durante um estado de emoção pode ocorrem diferentes alterações fisiológicas, como eletricidade da pele; mudança na pressão, volume e composição do sangue e do ritmo cardíaco; mudança na temperatura; dilatação da pupila do olho; aumento da secreção das glândulas salivares e etc.

Sobre desenvolvimento emocional acreditam que começa antes mesmo do nascimento, e é unanima a ideia de que o recém-nascido já apresentam suas reações “emocionais”, que derivam em sentimentos de prazer e de desgosto.

O desenvolvimento emocional além de depender da aprendizagem, também depende do desenvolvimento e amadurecimento das células, tecidos, músculos e órgãos. Ou seja, do organismo físico.

As emoções são “inatas ou aprendidas?”, não há como dar ou afirmar uma resposta, pois as emoções têm muito de inato e também de aprendida.

No processo de aprendizagem no desenvolvimento emocional são apontados três processos de aquisição de respostas emocionais: a imitação (observação de um modelos e seguida da incorporação das respostas do mesmo), o condicionamento (associação a um estimulo neutro com outro já capaz de provocar uma reação emocional), e a compreensão (as emoções são geradas através da recepção e interpretação e informações, ou seja, por processos racionais lógico. A razão nos faz compreender as consequências de determinados evento e nos leva a sentir emoções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com