TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Satepsi?

Por:   •  7/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o SATEPSI?

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi criado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), com o objetivo de divulgar informações sobre os testes psicológicos para os psicólogos e de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional.

A criação do Satepsi ocorreu dentro de um contexto em que uma série de testes psicológicos era usada, porém diversos deles não mostravam manual de aplicação e de avaliação. Quando havia manuais existentes, não apresentavam nenhuma documentação comprovando sua eficácia, assim como também não havia instruções para avaliação e de aplicação detalhadas, tabelas normativas e informações sobre a validade e precisão do teste.

Segundo Faiad & Alves (2018) “Os testes eram aplicados com instruções improvisadas e variadas, não apresentando nenhuma padronização, o que comprometia os resultados obtidos nas avaliações”. Por este motivo a CFP resolveu estabelecer uma padronização baseada em regras internacionais, com base nos requisitos técnicos mínimos, através de estudos de validade e precisão apresentando uma fundamentação teórica.

O que é normatização?

A normatização de um teste relaciona-se a padrões de como se deve interpretar uma pontuação que o sujeito recebeu num teste. Esta pontuação irá indicar a posição referente ao indivíduo, podendo estar analisando seu desempenho em relação a outras pessoas, e disponibilizar padrões comparáveis que permitam comparação direta do desempenho do indivíduo em testes diferentes.

O que é validação?

Segundo Pasquali (2007) “Validade constitui uma propriedade de algo, enquanto validação constitui uma atividade do cientista para verificar tal propriedade. Esta se insere num processo epistemológico, de conhecimento, enquanto aquela se insere num campo ontológico, da realidade da propriedade e do algo em questão”. O autor diz que o conceito de validade parece simples, pois pode ser compreendido como a peculiaridade de um teste estar de fato referindo-se a um construto, enquanto que validação já se mostra muito mais complexa, visto que se trata de comprovar cientificamente a validade do instrumento.

A validação de construtos não se acaba somente ao validar um teste, a consecução é centrada no objetivo na validação da teoria em que se respaldou a construção do instrumento. O trabalho de validação de um construto é uma pesquisa científica prática. Após definir os construtos o qual seria responsável pela atuação no teste, o profissional então passa a elaborar hipóteses sobre a teoria dos construtos e, logo em seguida, ele na prática testa essas hipóteses, sendo assim, a validação de construtos ultrapassa as fronteiras de uma validação prática.

Referências

Faiad, C., Alves, I. C. B. (2018). Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos). Psicologia: Ciência e Profissão 2018 v. 38 (núm. esp.), 50-59. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pcp/v38nspe/1982-3703-pcp-38-nspe1-0050.pdf>. Acesso em: 28 de março de 2021.

Ottati, F., Noronha, A. P. P. (2003). Parâmetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com