TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Som Do Coração

Casos: O Som Do Coração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver o tema sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) explicando como se dá o desenvolvimento da atenção voluntária e involuntária na abordagem da Psicologia Histórico-Social. Desenvolvendo conhecimentos sobre atenção e consciência, os correlacionaremos com situações descritas no filme “O Som do Coração”.

Objetivo

Desenvolver o tema sobre defcit de atenção/hiperatividade (TDH).

Metodologia

O filme O som do coração resume-se em uma história de amor entre um guitarrista chamado Lois e uma violocelista que se apaixonam em um único encontro do qual ela engravidou mas, seu pai não queria que a garota desse a luz, e depois de uma discursão entre pai e filha a garota é atropelada e é levada ao hospital assim dando a luz à um menino, mas seu pai pede aos médicos que dêem o bebê em adoção e diz a Lyla que ele havia falecido.

Onze anos depois Taylor foge do orfanato em busca de seus pais, através da musica que ouve em seu coração, Lyla depois de muitos anos descobre que seu filho não havia morrido através de seu pai que fica doente e confessa o ocorrido.

Então Lyla vai em busca de seu filho, Taylor por sua vez iria se apresentar em um Central Park o mesmo que Lyla , Lois descobre que Lyla vai apresentar em um concerto o som do coração e vai em busca de sua amada sem saber que ela teve um filho seu.

A apresentadora diz que Taylor não iria mais se apresentar, mas ele chega a tempo e começa se apresentar. Lyla que tinha apenas uma foto de seu filho nas mãos segue seu coração e ouvindo aquela linda canção volta ao palco. Louis chega à multidão que assistia Taylor e vê Lyla. Seguindo em direção à Lyla. Taylor está de costas para a platéia. Louis encontra Lyla e pega em sua mão. Os dois assistem então a Taylor. Taylor, ao som do coração olha para trás e vê seus pais. Lyla reconhece Taylor.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da atenção voluntária, segundo a Psicologia Histórico-Cultural nos possibilitará uma nova compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

TDAH consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade compulsiva (DSM IV) que tem suas raízes no desajuste do organismo do indivíduo.

No caso do desenvolvimento da atenção, é considerado inicialmente um processo “de crescimento, maturação e desenvolvimento dos aparatos nervosos e das funções das crianças” (Vigotski, 1931/2000c p. 214).

Na realidade de uma criança, por exemplo, os atos voluntários como a capacidade focar atenção são ainda passivos por ainda não ter linguagem simbólica completada.

Com base nesses estudos afirmamos que os problemas de desatenção e de comportamentos hiperativos remetem antes à falta de direcionamento, de sistematização dos conteúdos e a prática da flexibilização dos serviços.

Segundo Luria (1986) a atividade humana destinada ao trabalho social contribui para novas formas de co. Para Vygotski (1930-2004) o homem só existe enquanto indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com