TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vírus Da Responsabolidade

Monografias: O Vírus Da Responsabolidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Prezado (a) aluno (a)

Seja bem-vindo à UNOPAR. É com muita satisfação que convidamos você a participar desta webaula que tem por objetivo apresentar um pouco do fascinante mundo da Educação a Distância (EaD) e também da nossa Universidade. A UNOPAR é referência nacional e internacional nesta modalidade de ensino e tem mais de 35 anos de experiência em Ensino Superior, portanto você pode ter certeza de que seu aprendizado está respaldado por uma equipe de profissionais altamente qualificada.

Vamos começar contando uma rápida história sobre a história da Educação a Distância.

Breve histórico da EaD

As práticas relacionadas ao ensino a distância são muito mais antigas do que imaginamos. Leia a seguir um breve relato da evolução desta modalidade de ensino.

O surgimento do Ensino a Distância no Brasil, segundo a Maia e Mattar (2007), deu-se em 1891, quando a primeira seção de classificados do Jornal do Brasil registrava um anúncio que oferecia um curso de profissionalização por correspondência para datilógrafo. A implantação das Escolas Internacionais (representantes de organizações norte-americanas) em 1904 é considerada um marco histórico na EaD brasileira. Estas escolas eram constituídas por organizações privadas que ofereciam, através de anúncios, cursos pagos por correspondência de espanhol.

Em 1941, o Instituto Universal Brasileiro (IUB) começou suas atividades, trabalhando com métodos parecidos com o Instituto Monitor, iniciação profissional em áreas técnicas, sem exigência de escolaridade anterior, e por correspondência. Em 1947 uma parceira entre o Senac e o Sesc, com a colaboração de emissoras de rádio associadas, criou a Universidade do Ar, em São Paulo, com o objetivo de oferecer cursos comerciais radiofônicos. Os programas, gravados em discos de vinil, eram repassados às emissoras que programavam as emissões das aulas nos rádio-postos, três vezes por semana. Nos dias alternados, os alunos estudavam pelas apostilas e corrigiam exercícios, com o auxílio dos monitores. Essa experiência durou até 1961 (MAIA; MATTAR, 2007).

Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho, iniciou o programa de educação supletiva à distância para 1º e 2º grau no modelo de teleducação (telecurso), sistema que utilizava livros, vídeos e transmissão por TV, além de disponibilizar salas pelo país para que os alunos pudessem assistir às transmissões, aos vídeos e ao material de apoio disponibilizado. Segundo Maia e Mattar (2007), calcula-se que mais de 4 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo Telecurso.

Ainda de acordo Maia e Mattar (2007) devido a estes fatores, em 2002, o Ministério da Educação criou uma Comissão Assessora de Especialista em Educação à Distância, esclarecendo às instituições as principais diretrizes para o desenvolvimento da EaD no Brasil, com o uso intensivo de ambientes virtuais e com mediação entre os agentes, realizada por interações em mídia digital.

A EaD no Brasil está se consolidando principalmente no ensino superior, muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com