TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pesadelo de Amanda Todd

Resenha: O pesadelo de Amanda Todd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Amanda Todd

Nome: Amanda Todd

Idade: 15anos

Pais: Estados Unidos/Canadá

Morte: 10 de Outubro de 2012

O pesadelo de Amanda Todd começou quando tinha 12 anos e, num gesto irrefletido que alteraria por completo a sua vida, mostrou o peito a um desconhecido através do webcam. A decisão de Amanda pode ser chocante – mas a verdade é que a troca de mensagens de teor sexual, incluindo imagens e vídeos, é uma tendência crescente entre crianças, algumas delas ainda demasiado novas para discernir, sequer, o verdadeiro significado de um gesto destes. Em 2008, uma investigação conduzida nos EUA concluiu que 20% dos jovens entre os 13 e os 19 anos já enviaram (via internet ou telemóvel) ou colocaram online fotos ou vídeos em que apareciam sem roupa. No caso das meninas entre os 11 e os 16 anos, a percentagem era de 11%.

No caso de Amanda, esse momento foi preservado pelo seu suposto “amigo” para chantagear a jovem: ou Amanda se despia novamente ou ele espalhava a sua imagem online. Amanda não cedeu – o perseguidor também não. Durante três anos, mesmo depois de mudar de escola, Amanda foi perseguida por este homem que parecia conseguir sempre encontra-la e divulgar a imagem daquele momento junto dos seus novos amigos. Na internet, chamavam-lhe nomes, na escola, riam-se dela e batiam-lhe. Os próprios colegas de Amanda ajudaram o pedófilo, ao passarem a imagem entre eles, vezes e vezes sem conta.

Três anos depois, Amanda não aguentou mais. O aconselhamento psicológico que estava a receber e os esforços da mãe não foram suficientes: Amanda enforcou-se, dia 10 de outubro. Mesmo assim, as ofensas não pararam: nas páginas criadas para homenagear e chorar a jovem houve quem publicasse comentários tão cruéis como “enforcou-se? Não sabia que era assim que as vacas morriam.”

Mas algo mudou, entretanto. E Amanda Todd pode vir a mudar para sempre a forma como a internet se insere nas nossas vidas. No espaço de uma semana, o debate em torno da história de Amanda Todd tornou-se um dos temas centrais da internet: Face book, Twitter, blogs, jornais online e fóruns encheram-se de pais e jovens preocupados com a facilidade com que a internet protege os agressores e permite espalhar a violência. Os conselhos e dicas para proteger as crianças do cyberbullying multiplicaram-se. Até o coletivo Anonymous se envolveu na história de Amanda, divulgando online uma série de informações acerca do responsável pelas imagens que destruíram a vida da jovem canadiana e assegurando que o culpado será punido – embora a polícia já tenha referido que há pelo menos mais dois homens que utilizam o mesmo nome online e emails semelhantes e que por isso as informações prestadas pelo Anonymous não são certas.

Embora não tenha conseguido evitar a morte da filha, Carol Todd espera, agora, que a história de Amanda possa ajudar outros pais e crianças nesta situação:

“A Amanda queria contar a história dela para ajudar outras crianças. Eu quero contar a minha história para ajudar os pais, para que eles possam estar alerta e possam ensinar aos seus filhos o que é certo e errado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com