TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Tudobem

Ensaios: Oi Tudobem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  273 Visualizações

Classes sociais e estratificação

Todos sabemos, pela própria experiência do dia-a-dia, que nossa sociedade apresenta contradições: e desigualdades. Nas grandes cidades por' exemplo, ao lado de mansões luxuosas encontramos favelas e pessoas morando embaixo de viadutos.

Vivemos, portanto, em uma sociedade profundamente desigual. Se quisermos fazer uma descrição desse tipo de sociedade, podemos trabalhar com o conceito de estratificação social.Mas se nosso objetivo for analisar historicamente os conflitos entre os diversos grupos que a compõem, devemos recorrer ao conceito de classes sociais.

Seja qual for o método escolhido, é preciso levar em conta também que alguns indivíduos ou mesmo grupos de pessoas podem mudar de posição social. Para estudar esses casos utilizamos 0 conceito de mobilidade Social

1- ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entende-se a distribuição de indivíduos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.

Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas (capitalistas X proletários).

Contudo, nessa mesma sociedade os indivíduos podem desempenhar outros papéis e alcançar novas posições sociais como na religião que praticam, o partido político em que militam, as funções sociais que desempenham, a profissão que exercem ( médico X pedreiro) .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com