TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem de Brasília

Tese: Origem de Brasília. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

A origem de Brasília

jkA história da construção de Brasília começou muito antes de Juscelino Kubitschek. Em 1957, o padre Renato Zigiotti chegou ao Brasil anunciando que Dom Bosco havia sonhado com o surgimento de uma nova terra prometida entre os paralelos 15° e 20° no Brasil, segundo consta do Diário de Brasília, registrado por um funcionário da Novacap.

Na noite de 30 de agosto de 1883, Dom Bosco sonhou que fazia uma viagem pela América do Sul, acompanhado de um anjo. Os dois enxergavam dentro da terra um mar subterrâneo de metais preciosos e de petróleo. A certa altura, entre os graus 15° e 20°, "aí havia uma enseada bastante extensa e larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Nesse momento, disse uma voz repetidamente: — Quando se vierem a escavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível".

Em 1922, no ano do Centenário da Independência do Brasil, o deputado Americano do Brasil apresenta um projeto à Câmara incluindo entre as comemorações a serem celebradas o lançamento da Pedra Fundamental da futura capital, no Planalto Central. O então presidente da República, Epitácio Pessoa, baixa o Decreto no 4.494, de 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental e designa para a realização dessa missão o engenheiro Balduino Ernesto de Almeida. No dia 7 de setembro de 1922, com uma caravana composta de 40 pessoas, é assentada a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, na Serra da Independência, situada a nove quilômetros da cidade de Planaltina. Somente em 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, o então candidato à Presidência, Juscelino Kubitschek, foi questionado por um eleitor se respeitaria a Constituição, ao interiorizar a capital federal, ao que JK afirmou que iria transferi-la. Eleito presidente, Juscelino estabeleceu a construção de Brasília como metassíntese de seu Plano de Metas.

O sonho de Dom Bosco encontrou respaldo na audácia e na coragem de Juscelino Kubitschek, aliando-se à genialidade de Oscar Niemeyer, ao traço de Lúcio Costa e à determinação e arrojo de Israel Pinheiro, principais colaboradores dessa iniciativa que mudou a vida do País.

3) Localização de Brasília

Idealizada e erguida em aproximadamente mil dias, a obra é considerada uma das mais rápidas da história moderna. Além da arquitetura, um dos destaques é o aproveitamento das características do lugar, assim como dos recursos disponíveis, para modificar o clima, tornando-o mais fresco e agradável, e a obtenção dos recursos energéticos, hídricos, alimentares e sanitários. O urbanismo permite que as pessoas encontrem tudo o que se precisa perto de casa, e a lógica usada para distribuir, ordenar e tornar mais eficiente um conceito de centro de cidade não existe em nenhum outro País.

Localizada no Distrito Federal, a cidade fundada pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek exibe monumentos modernos que chamam atenção de qualquer turista. Pelo desenho original de Lúcio Costa, Brasília é, sobretudo, peculiar. Não tem esquinas, mas tem itens próprios, como o comércio local das superquadras residenciais, as famosas "tesourinhas" e ipês floridos, que colorem a cidade durante o inverno - época seca do ano.

Brasília nasceu com a vocação de manter uma ligação umbilical com o Estado. Hoje, 53,6% do Produto Interno Bruto do Distrito Federal, composto de Brasília e suas 30 Regiões Administrativas (RAs), provêm da administração pública, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Os números levantados pela Codeplan mostram um crescimento na participação da atividade imobiliária e aluguel no PIB brasiliense de 5,4% em 2006 para 6,4%; em 2007, de 18,5% em apenas um ano.

(Fonte: Anuário DF 2010, Codeplan-DF).

4) Patrimônio cultural da humanidade

Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial, cujo objetivo era incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, permitindo, assim, que as gerações futuras tivessem acesso ao legado recebido ainda no passado.

A denominação previa ainda que os sítios do Patrimônio Mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com