TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO

Projeto de pesquisa: PERCEPÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de quatro entrevistas feitas com alunos do segundo colegial da escola estadual ErgiliaMicelli em Araraquara SP, tal pesquisa experimentou as concepções desenvolvidas pela linha teórica psicológica denominada Gestalt, que se vale de uma série de conceitos sobre a percepção humana.

Fora apresentada aos participantes uma figura da Gestalt que contrapõe a imagem de um senhor com um homem de chapéu montado a um cavalo e uma pessoa coberta deitada, o comportamento e análise dos participantes resultaram em diferenças pontuais de percepção. Tal experimento possibilitou ao grupo perceber as diferenças pessoais de percepção de cada aluno entrevistado juntamente às principais características teóricas da Gestalt.

Sobre a percepção, tema central da psicologia, pode-se afirmar, de acordo com a Gestalt, que ela é um fenômeno pessoal intrínseco a sensação e é interpretado e percebido individualmente, isso explica o motivo de as pessoas apresentarem diferenças de percepção entre si, ou seja, o cérebro humano, antes mesmo da experiência acontecer, tem posse de expectativas, emoções, crenças e demais experiências que influenciam diretamente em sua percepção.

A Gestalt, contudo, parte do pressuposto de que os indivíduos percebem os objetos e a realidade a sua volta como um todo. Nesse sentido, vale ressaltar a simbiose entre figura/fundo, em que a imagem se traduz naquilo que o observador vê instantaneamente em contraposição ao fundo da imagem. O que ocorre com a imagem clássica dos vasos é justamente a alternância entre figura e fundo, ou seja, ora temos o vaso como figura, ora temos os rostos como figura.

Outro princípio que a Gestalt tem como pressuposto é o agrupamento, que expõe a tendência que a percepção humana tem de organizar as imagens visando compreende-las, suas características são: semelhança ou similaridade (tendência em reunir imagens semelhantes entre si); proximidade (agrupar figuras próximas umas das outras); ligação (tendência em perceber linhas e pontos); fechamento (tendência em preencher espaços vazios, visando completá-los).

Ao longo do presente trabalho, portanto, pretende-se evidenciar a forma como cada indivíduo teve sua percepção, ou seja, cada entrevistado percebeu de uma forma. Esse resultado, pautado basicamente na contraposição figura/fundo da Gestalt, nos leva a aceitar e comprovar os pressupostos dessa psicologia.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é complementar a parte teórica vista em sala de aula, trabalhando em grupo e comprovando os nossos estudos sobre percepção, observando assim a percepção de todos os participantes de uma imagem composta por mais de uma figura.

3. METODOLOGIA

A observação foi feita quatro mulheres, com idade entre dezesseis a dezoito anos, em horário de aula, no período da manhã, no dia 28/09, na escola IFSP/ErgiliaMicelli em Araraquara, com a autorização do Vice-Diretor Izabel Ortega.

As observações foram realizadas separadamente para não haver influência em suas respostas, mostramos a imagem para os participantes e perguntamos então o que cada participante estava vendo e o que sentia ao observar a figura. Cada aluno ficou responsável por uma observação e esse processo levou cerca de cinco minutos por pessoa, após obter os dados necessários, nos reunimos para elaboração do trabalho teórico.

4. RESULTADOS

De acordo com o Termo de consentimento livre e esclarecido, não podemos sob hipótese alguma identificar as pessoas que colaboraram com este trabalho, sendo assim citaremos apenas as inicias de seus nomes.

Observação 1, feita pela aluna Fernanda Risso.

Participante: A.F.M.S

Fernanda: Eu vou lhe mostrar uma imagem, e quero que, por gentileza me diga o que você vê e sente ao vê-la.

A.F.M.S: Vejo um senhor de cabelos brancos, pele clara. Hum, estou vendo um cavalo também, ah e uma mulher coberta deitada.

Fernanda: Olhe novamente, não vê mais nada?

A.F.M.S: Hum... Vejo sim, tem um senhor de chapéu! Nossa, esse senhor é como se fosse os olhos e o nariz do outro, e o cabelo branco agora me parece um riacho ou uma cachoeira, e tem galhos na lateral.

Fernanda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com