TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO

Projeto de pesquisa: PERCEPÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

PERCEPÇÃO

INTRODUÇÃO

Segundo Myers (2006) há 2.400 anos, Platão observou corretamente e que nós percebemos os objetos através dos sentidos, com a mente. Para construir o mundo externo no interior de nós mesmos, precisamos detectar a energia física do meio ambiente e depois codifica-la como sinais neurais (um processo tradicionalmente denominado sensação). Também precisamos selecionar organizar e interpretar nossas sensações (um processo tradicionalmente denominado percepção). ... Transformamos as sensações em percepções. Nós criamos o significado.

ATENÇÃO SELETIVA

A percepção chega ate nós de momento a momento.

Atenção seletiva significa que a qualquer momento nos focalizamos nossa consciência em apenas um aspecto limitado da totalidade de nossa experiência.

ILUSÕES PERCEPTIVAS

Ilusões revelam o modo como nós normalmente organizamos e interpretamos nossas sensações.

ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA

Perceber os objetos como diferentes de seu meio, vê-los como tendo forma constante e significativa, e discernir suas distancias e movimentos.

Percepção de Forma- Figura e fundo, agrupamento ( proximidade, semelhança, boa continuidade), fechamento

Percepção e Profundidade- perspectiva linear, luz e sombra

Percepção de movimento- Seu cérebro computa o movimento com base na suposição de que os objetos que diminuem de tamanho estão se afastando ( não ficando menores), e os objetos que aumentam de tamanho estão se aproximando.

Constância perceptiva- nos permite perceber um objeto como imutável mesmo através dos estímulos que recebemos de sua mudança. Assim, nos podemos identificar os objetos apesar do ângulo, da distancia e da iluminação através dos quais o enxergamos.

Constância de forma e de tamanho- nos percebemos a forma de objetos familiares como constante mesmo enquanto as imagens retinianas desses objetos mudam. Graças a constância de tamanho nós percebemos os objetos como tendo um tamanho constante, mesmo enquanto nossa distancia deles varia.

Relação tamanha- distancia – dada a distancia percebida de um objeto e o tamanho de sua imagem na retina, nós, inconsciente e instantaneamente, deduzimos o tamanho do objeto. Constância e claridade – a claridade percebida depende da luminância relativa – a quantidade de luz que um objeto reflete em relação as suas adjacências. O fenômeno é semelhante ao da constância da cor

Ilusões perceptivas e organização perceptiva – a partir de uma perspectiva superior (top-down), nós vemos como, auxiliados por conhecimento e expectativas, nós transformamos informações sensoriais em percepções significativas ( percepção de forma, de profundidade, movimento e constância perceptiva).

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido com a ajuda de dois voluntários, ambos foram comunicados da “dinâmica“ a ser realizada e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

No primeiro voluntario foi realizado a atividade de percepção em uma universidade, ele é do sexo masculino, tem 27 anos, estado civil casado.

No segundo voluntario a atividade foi realizada em sua residência, é do sexo masculino, com idade de 28 anos e é casado.

Material

O material utilizado no trabalho foram duas imagens que seguem nos anexos I e II

Procedimento

Foram apresentadas aos voluntários as imagens, uma de cada vez e perguntado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com