TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO

Resenha: PERCEPÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

PERCEPÇÃO

Organização Percepiva – os psicólogos da Gestalt que tinha uma grande variedade de interesses, adoravam dizer que na percepção , o todo pode exeder a soma das partes, o cérebro faz mais do que registrar informações a respeito do mundo. A percepção não se resume a abrir uma janela e deixar uma imgem ser impressa no cérebro, constantemente filtramos informações sensoriaise inferimos percepções de maneiras que fazem sentido para nós, a mente faz a diferença. Na percepção de Forma, a relação figura – fundo inverte-se continuamente, mas sempre organizamos o estímulosem uma figura vista contra um fundo . Essas ilustrações de figura e fundo reversíveis demonstram mais uma vez que o mesmo estímulo pode desencadearmais de uma percepção . A percepção de profundidade , ver objetos em três dimensões, habilita-nos a estimar a distância entre ele e nós, estimamos imediatamente a distância de um carro vindo em nossa direção ou a altura de uma casa. O processo tem ínicio com indicadores de profundidade, alguns dependentes do uso dos dois olhos, outros disponíveis para cada olho separadamente : PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE, ABISMO VISUAL, INDICADORES BINOCULARES, DISPARIDADE RETINIANA, INDICADORES MONOCULARES.

A percepção de Movimento, imaginamos que você fosse capaz de perceber o mundo como dotado de cor, forma, e profundidade, mas quem não pudesse ver movimento não seria capaz de andar de bicicleta e dirigir , como também teria dificuldade para escrever, comer e caminhar, normalmente seu cérebro calcula o movimento baseado em partes na suposição de objetos que escolhem estão se afastando (e não diminuindo) e aqueles que aumentam estão se aproximando, no entanto você é imperfeito na percepção de movimento.

Com mais frequência, na constância de forma, percebemos o formatode objetos familiares, exemplo:uma porta,como constante mesmo que sua imagem em nossa retina mude .A constância de tamanho , percebemos os objetos como dotados de um tamanho constante, mesmo que nossa distância em relação a ele varie , é impressionante como a percepção do tamanho ocorre sem grande esforço, ao serem fornecidos a distância percebida de um objetoe o tamanho de sua imagem em nossas retinas, inferimos instantânea e inconscientementeo tamanho desse objeto. A constância de Cor temos um exemplo: uma maçã vermelha em uma tigela de várias frutas permanece vermelha a medida que a luz muda , isso acontece porque nossa experiência de cor depende algo mais que a informação de um cumprimentos de onda recebida pelos cones da retina, esse algo a mais é o contexto adjacente.

Adaptação Perceptiva- até que ponto nossa capacidade de perceber é adaptável? Ao recebermos um novo par de óculos , podemos nos sentir ligeiramente desorientados, até mesmo tontos, nossa adptação perceptiva a informações visuais alteradas faz o mundo parecer normal outra vez.O Conjunto Perceptivoas nossas experiências ,suposições e expectativaspodem nos proporcionar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com