TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICODINAMISMO de 6 meses a 1 ano

Resenha: PSICODINAMISMO de 6 meses a 1 ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

PSICODINAMISMO ENTRE 6 MESES E 1 ANO DE IDADE

FREUD

É na primeira infância que situa-se a primeira fase de atividade masturbatória.

Freud expõe a diferença entre libido objetal e libido narcisista, a primeira tem por finalidade a busca de objetos, e a segunda tende a retirar-se para o ego.

Durante o período de autoerotismo, o objeto sexual, que é o seio materno, é abandonado como objeto externo, pois a criança já consegue fazer uma ideia total da pessoa a quem ela pertence.

ABRAHAM

Estabeleceu a existência de seis etapas evolutivas segundo o movimento da libido em relação ao fim e ao objeto sexual.

A primeira etapa, oral primária de sucção, é governada pelo autoerotismo e tem características sem objeto e pré-ambivalentes.

A segunda etapa, dos 6 meses em diante, é a etapa oral secundária ou canibalística, regida pelo narcisismo e que o objeto é incorporado de maneira total. O ato de morder representa a forma mais original de manifestação dos impulsos sádicos.

Produz-se além disso, a passagem do narcisismo para a relação objetal, com o começo dos processos de identificação.

MELANIE KLEIN

Descreve a instalação precoce do complexo de Édipo, a partir da suspeita de que o pai priva a criança do amor e da dedicação materna. Estas tendências contribuem ao mesmo tempo para a formação do superego precoce que transcorre na etapa oral sádica; este processo é determinado pelas tendências genitais e pré genitais e constitui uma dissociação do ego.

A atividade masturbatória desta época desperta intensas fantasias hostis contra essa imagem, ao mesmo tempo que essas fantasia originam fortes sentimentos de culpa..

Na mente da criança produzem-se passos importantes para a integração. Os aspectos amados e odiados da mãe não são mais sentidos como tão separados. Isto traz, como consequência, uma acentuação do medo da perda e dos sentimentos de culpa, pelo temor de que os impulsos agressivos danifiquem o objeto de amor.

A angustia depressiva inclui os sentimentos de pena, angustia e culpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com