TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção

Tese: Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

1.0- Introdução

“ Transformamos sensações sem sentido em percepções com sentido”

Processo de transferência de estimulação física em informação psicológica. Por meio da percepção a pessoa interpreta os fenômenos mundo que a cerca , os fenômenos do mundo interno a ela e a posição que ela ocupa no espaço.

Depende da memória e do pensamento

Fatores que influenciam na percepção:

Fatores na situação:Tempo,Local de trabalho,situação social

Fatores em quem percebe: atitudes,motivações , interesses, experiências e expectativas

Fatores no alvo: Novidade, movimento, som , tamanho,fundo e proximidade

(Profª.Marcella, 2013.)

A percepção do individuo depende de como ele sente os estímulos através dos sentidos. É cada um de nós interpretamos o que é repassado pelos sentidos.

1.1- Objetivo do trabalho

Analisar as diferentes percepções da mesma figura, e observar como elas podem variar de individuo para individuo.

2.0- Metodologia

2.1- Participantes:

05 Estudantes do curso de arquitetura da UNIP do 1º semestre, sexo feminino, com a faixa etária de 19 a 23 anos com classe econômica média.

2.2- Material

2.3- Local de coleta:

Uma sala vazia dentro do campus da UNIP com iluminação natural, em completo silêncio.

2.4 Procedimento

Solicitamos as colaboradoras que aguardassem do lado de fora da sala, foram entrevistadas uma por vez. dentro da sala uma aluna apresentava a figura e a outra aluna fazia o registro das informações.

Participante A:

A participante A ficou muito apreensiva sobre como ela se sairia na atividade em que ela se propôs a participar. Demonstrou alguns sinais básicos de tensão, balançando os pés freneticamente, esfregando as mãos uma na outra por diversas vezes.respirou fundo e disse: “Seja o que Deus quiser!”. Ela ficou bem concentrada na imagem, em silêncio. passado alguns instantes pedi a imagem de volta e perguntei o que ela tinha visto?ela prontamente respondeu que tinha visto dois idosos.comuniquei a ela que existiam duas imagens dentro daquela pintura e pedi que ela observa-se mais para tentar visualizá-la. Ela não conseguiu ver e ficou mais nervosa ainda ,mesmo eu tentando tranqüilizá-la, ela se mostrou muito ansiosa sobre o que haveria de ser . e acho que esse nervosismo acabou influenciando na percepção que ela teve , ela imaginou que fosse algo mais complexo e mesmo girando a imagem ela não conseguiu enxergar uma segunda imagem .mas depois da minha ajuda ela conseguiu ver facilmente a mulher, o homem e a taça.e ela sorriu bastante da situação e ficou pasma de como estava evidente .

Quais fatores influenciaram na sua percepção? perguntei.

e ela disse que foram os idosos.

Participante B:

A participante B demonstrou estar apreensiva, porém atenta. No momento que lhe entreguei as imagens sua expressão facial foi de espanto e logo após franzindo a testa. Demonstrando atenção para entender a imagem.

Depois de um pequeno tempo peguei a imagem novamente e perguntei o que ela teria visto.A participante sorriu de imediato mostrando aliviada disse que tinha visto dois velhinhos , e descontraída continuou fazendo um gesto de empolgação com as mãos. Após esta fala lhe entreguei novamente a imagem comunicando que haveria mais elementos.

Perguntei se ela teria percebido outras imagens, respondeu que percebeu um senhor com um violão em um dos rostos do velhinho e disse que parecia com um cantor mexicano e que na mesma figura havia uma mulher encostada em uma porta. Perguntei se tinha visto algo a mais,porem ela respondeu que não então mostrei a ela outros elementos contidos na imagem ela sorriu e se demonstrou surpresa com todas as outras imagens que ela viu depois.

Participante C :

Antes de mostrar a figura comuniquei a ela que não era de caráter avaliativo e ela ficou mais calma. Quando expliquei sobre o trabalho, após mostrar a figura, ela olhou na minha direção e ficou tensa com os olhos visivelmente mais abertos. olhou a figura de vários ângulos diferentes. Ficou agitada balançando suas pernas mordendo os lábios, mexendo a sua cabeça de um lado para o outro. Passou se o tempo de análise e pedi a figura e perguntei a ela o que ela tinha visto?

Ela me relatou que viu dois velhinhos e mostrei novamente a imagem para a participante. Comuniquei que havia mais elementos na imagem. Ela olhou com mais cautela e disse que não conseguia ver mais nada. com o rosto um pouco tímido e meio nervosa.

Ao pegar a figura perguntei o que influenciou na sua percepção?

Olhando para mim sorrindo , respondeu que os velinhos foram a primeira imagem ,pois achou bastante romântico eles se olhando profundamente.

Participante D

A participante ficou visivelmente tranqüila. Expliquei a ela que iria mostrar uma imagem para e deveria me descrever o que conseguia ver. Ao fornecer a imagem, à primeira reação física foi franzir a testa. Ao passar dos segundos houve tensão em seu rosto, ela chegou a imagem para mais perto dos olhos para um lado e para outro e mordeu o canto dos lábios.ao passar 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com