TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção

Tese: Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Percepção é onde interpretamos nossos sentidos onde percebemos através de imagens conhecemos e compreendemos algo ou objeto e percebemos tudo que esta em nosso ambiente.

Segundo David G .Myers dizia que; Graças a uma área do lado inferior do hemisfério direito do cérebro, podemos reconhecer uma face humana em um sétimo de segundo. Vinte e quatro horas por dia seu corpo, e bombardeado por todo tipo de estimulo exterior.

Limiares

Somos atingidos por ondas sonoras constantemente e na maioria das vezes despercebido com frequências altas e baixas. Nosso sentido tem uma pequena abertura que permite captar somente uma consciência restrita dessas ondas sonoras.

Limiares absolutos

Os seres humanos são extremamente sensíveis a alguns tipos de estímulos, podendo ser variado de acordo com a idade.

Temos uma estimulação para captar sons, odores, sabores específicos na metade das vezes .

Segundo Galanter, 1962- Seriamos capazes de sentir a asa de uma abelha caindo sobre a nossa bochecha, o odor de uma gota de perfume em um apartamento de três cômodos, tudo isso graças aos limiares absolutos.

Detecção de sinas

Para detectarmos um estimulo que seja fraco não depende apenas de intensidade ,mas também temos que levar em conta o estado psicológico e emocional dos indivíduos , pois cada um reage de formas diferentes a cada tipo de estímulos ou ate mesmo reações diferentes sobre o mesmo estimulo .

Segundo David G .Myers Em uma situação de guerra soldados e a policia tornam-se mais propensos a receber um ruído quase imperceptível. Uma atividade reatividade tão elevada acarreta mais alarmes falsos.

Em tempos de paz soldados precisariam de um sinal mais forte para sentir o perigo.

Estimulação subliminar

Sem de que percebemos recebemos estímulos subliminares que passam despercebidos os estímulos fracos que não são detectados na metade das vezes , ou seja processamos informações sem termos consciência.

Greenwald, 1992- conduziu 16 experimentos duplos-cegos para avaliar fitas subliminares de autoajuda , os resultados foram uniformes nenhum teve efeito terapêutico.

Limiares diferenciais

Limiares diferenciais é a capacidade que o individuo tem de perceber a diferença entre dois estímulos na metade das vezes e tem uma variação pode ir aumentando conforme o estimulo e sua intensidade. Se estiver em um local com varias pessoas conversando e barulho entre todas as pessoas uma mãe é capaz de reconhecer a voz do seu filho ou seja ela tem 50% de certeza em relação a voz de seu filho.

Adaptação sensorial

Adaptação sensorial é a capacidade que o individuo tem de adaptar-se , a exposição de estímulos, ao chegar na casa de um amigo e sentimos um odor você se pergunta como suportam , mas em questão de minutos deixamos de perceber, pois nos adaptamos. Ao nos adaptarmos nossas células liberam com menos frequência nossos estímulos.

Nossos receptores sensoriais estão alertas a novidade ; deixe-os entediados com repetições e eles liberarão a nossa atenção para outras coisas que sejam mais importantes. (David G. Myers).

Visão

É uma das formas que percebemos nossas experiências visuais que captamos energia que manda para o cérebro através de mensagem formando aquilo que vemos conscientemente .

Audição

A audição um dos sentidos mais importantes e altamente adaptativo , captamos variedades de sons. conseguimos diferenciar o som das vozes cuja é a melhor frequência de som que captamos .

Ao receber uma ligação de um parente em uma fração de segundos você de um reconhecimento instantâneo , pois nossos receptores esta sempre atentos.

Organização perceptiva

É a forma de organização e interpretação das sensações , que teve inicio no século XX por psicólogos alemães que pesquisavam como organizamos nossas sensações segundo eles o ser humano se organiza de uma forma Gestalt ou seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com