TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção

Tese: Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Percepção – (s.f): 1. Ato ou efeito de perceber. 2. Recepção.

Cada pessoa percebe de um modo diferente o mundo ao seu redor, isso acontece porque os neurônios são ligeiramente diferentes, o genoma é distinto e a bagagem de experiências que cada um carrega dentro de si variam de pessoa para pessoa.

O conceito de percepção deriva-se de um termo latino e refere-se à ação e ao efeito de perceber, ou seja, receber através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, compreender e conhecer algo. A percepção pode fazer referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação interior que resulta de uma impressão material feita nos nossos sentidos. Na ótica da psicologia, a percepção é a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio circundante através dos sentidos.

A percepção é o primeiro processo cognoscitivo – que permite ao sujeito captar a informação do meio através da energia que alcança os sistemas sensoriais. O processo de percepção se dá da seguinte forma: o que acontece no exterior é representado pelo interno, gerando assim uma hipótese, que pode ou não ser verídica. A informação chega aos receptores, é analisada, recebe a informação proveniente da memória e é gerada uma representação. A percepção faz com que a informação seja processada e a ideia de um determinado objeto seja formada, o que possibilita sentir diferentes qualidades com base no mesmo objeto e até uni-las para determinar que é um único objeto.

Duas coisas são de extrema importância para a percepção dos estímulos – a presença e a condição do individuo. Os indivíduos possuem diferentes tipos de percepção, o que lhes permitem adequar às informações recebidas e organizar as representações de mundo. Sendo assim, existem diversos tipos de percepção, sendo a visual e a auditiva as mais desenvolvidas no ser humano, dado que foram fundamentais à sobrevivência da espécie humana. A percepção está ligada aos nossos cinco sentidos e soma-se ainda a percepção temporal, espacial e propriocepção.

Neste momento, o foco está na percepção visual, que se caracterizam pela percepção de formas, relações espaciais, cores, intensidade luminosa e movimentos.

2. OBJETIVO

A atividade a ser realizada com foco nas percepções visuais dos indivíduos tem como objetivo compreender e analisar a maneira como sexos diferentes interagem com o que se é colocado em questão para compreensão, observando seus aspectos cognitivos, psicossociais, comportamentais, entre outros fatores que podem servir como influencia na maneira de interpretar as informações do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com