TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção

Por:   •  9/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Percepção

Segundo Robbins (2010) percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu meio.

Porém, o que uma pessoa percebe pode ser diferente da realidade e diferente do que uma outra pessoa pode perceber. A percepção é uma abstração e não uma réplica da realidade.

As relações interpessoais que desenvolvemos dependem em grande parte da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento do outro. Nesse contexto, a percepção é importante para o estudo do comportamento organizacional, pois o comportamento das pessoas baseia-se na sua percepção da realidade e não na realidade em sim.

Fatores que influenciam a percepção

Fatores como atitudes, personalidade, motivações, interesses, experiências passadas e expectativas podem facilitar ou dificultar o nosso processo de percepção.

Pessoas que buscam se conhecer melhor acabam tendo maior consciência sobre si, sobre o mundo ao seu redor e acabam se relacionando melhor do que pessoas fechadas que se comportam de maneira preconceituosa diante das diferenças. Entretanto, nossa capacidade de aprender o mundo exterior é limitada devido à complexidade do nosso sistema perceptivo e dos nossos sentidos.

As características do objeto, do alvo e o contexto também interferem na nossa percepção. Não conseguimos ter percepções de forma isolada, por isso também levamos em consideração essas características e acabamos fazendo associações entre elas e os outros fatores.

As percepções que os gestores têm da realidade podem ser muito diferentes entre si e, inclusive, diferir radicalmente de como as coisas de fato são (Robbins, 2010). Por isso a forma como os gestores gerenciam as pessoas e compreendem os processos podem levar a um melhor desempenho de seu pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com