TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção Do Espaço

Casos: Percepção Do Espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Percepção do Espaço

Percepção de espaço ou percepção espacial é capacidade de distorção de tamanhos de ambientes ou objetos na aplicação de alguma atividade, sem usar outros pra isso. Por exemplo: um desenhista é dotado de "percepção espacial" porque faz a arte do tamanho que quiser, usando pra isso a distorção mental da largura e comprimento do ambiente ou papel que lhe está disponível.

Os Receptores à distância são aqueles que se relacionam com o exame de objetos distantes – os olhos, os ouvidos e o nariz.

Os Receptores imediatos são empregados para examinar o mundo de perto – o mundo do tato, as sensações que recebemos da pele, membranas e músculos.

O entendimento acerca da percepção de distância tem se constituído um dos problemas fundamentais no estudo da percepção visual. Apesar de uma longa história de investigação, a percepção de distância ainda não está completamente elucidada e continua sendo uma área de pesquisa ativa, com amplas aplicações na medicina, na ergonomia, no treinamento militar e nas pesquisas espaciais em ambientes reais e virtuais, etc.

Para investigar a percepção de distância, temos que considerar os mecanismos que estão subjacentes a ela. Como os humanos podem interagir com ambientes que eles "veem" mesmo com os seus olhos fechados, nós podemos assumir que eles têm uma representação interna do espaço ao redor deles. Tradicionalmente, esta representação interna tem sido denominada de espaço visual, e várias pesquisas têm investigado suas propriedades.

Nesta revisão da literatura acerca da percepção visual do espaço, propomo-nos, de um lado, considerar o valor da eficácia relativa (à tarefa e à distância) de um conjunto de indícios de distância e profundidade e verificar o modelo de estrutura de espaço visual em vários subespaços (ambientes nos quais as distâncias são estimadas; distâncias pequenas e grandes), nos quais cada indício mostra um valor de utilidade relativa diferenciado. Por outro lado, verificar se dispomos de uma geometria intrínseca própria do sistema visual ou, pelo contrário, se existe um relativismo geométrico adaptativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com