TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção E Sensação

Casos: Percepção E Sensação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será apresentado um teste de percepção com base em duas figuras que apresentam imagens de duplo sentido onde os próprios integrantes do grupo de trabalho, após observarem por algum tempo as figuras, irão relatar o que viram.

Antes de serem efetuados os testes de percepção serão apresentados os fundamentos e conceitos básicos de Percepção e Sensação para favorecer o entendimento sobre o assunto.

Sensação: é o processo de fisiológico de ligação do organismo com o meio através dos órgãos sensoriais. Consiste na transmissão de um influxo nervoso (corrente elétrica que percorre o nosso sistema nervoso) desde o órgão sensorial até os centros de decodificação.

Ocorre pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para recebê-lo, exemplo: os estímulos luminosos recebidos pelos olhos e os estímulos sonoros recebidos pelos ouvidos.

A sensação é a detecção da energia física através dos sentidos: Visão, Audição, Paladar, Tato, Gustação, e também a Cinestesia e o Sistema Vestibular.

Visão: o órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho e normalmente os estímulos visuais sobressaem quando concorrem com outros estímulos. Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte é nítida na retina, em seguida a lente (cristalino) que está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho. A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que registra a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina existem duas espécies de células sensíveis à luz, os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis á luz vermelha, outros à luz verde e outros à cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correta e identifica o que estamos vendo.

Audição: o órgão sensorial responsável pelas sensações auditivas é o ouvido. As vibrações, que chamamos de som, entram no nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar. Este, ao abanar, faz vibrar três ossos chamados ossículos (martelo, bigorna, estribo) que enviam as vibrações para a cóclea.

A cóclea é um órgão cheio de água que detecta a freqüência e amplitude do som e o envia ao cérebro. A parte do córtex cerebral responsável pela audição reconhece o som e aí temos uma sensação auditiva.

Olfato: o órgão responsável pelo olfato é também uma parte do sistema respiratório, o nariz. As moléculas aromáticas (cheiros) são inaladas (misturadas no ar) pelo nariz. O bulbo olfativo envia sinais elétricos ao cérebro que reconhece o cheiro e nesse momento temos uma sensação olfativa.

Gustação: Os receptores do paladar detectam as características químicas dos alimentos e/ou substâncias dissolvidas na saliva. Quando é detectado pelos receptores são enviados sinais ao cérebro sobre a substância. Aí temos uma sensação gustativa.

Tato: o sentido tato está em toda a pele. Temos milhares de nervos na pele que, conforme a pressão que recai sobre eles, envia sinais ao cérebro que são necessárias para a sobrevivência (pressão, temperatura e dor).

Sentido Vestibular: é responsável pela localização espacial (gravidade, sentido tridimensional e equilíbrio),

Sentido Cinestésico: é responsável pela postura e orientação corporal. Possibilita a percepção do movimento ou repouso do corpo. Ele fornece informações sobre as posições relativas dos membros e outras partes do corpo durante os movimentos e sobre as tensões musculares.

Percepção: processo pelo qual analisamos e atribuímos significado às informações sensórias que recebemos. A percepção pode ser diferenciada da sensação que diz respeito à estimulação dos órgãos sensoriais e pode também estar restrita aos primeiros estágios de processamento das informações recebidas. A percepção é o processo de interpretação dos sinais sensoriais que proporcionam uma resposta interna advinda do estímulo

A percepção visual compreende, entre outras coisas: a percepção de formas; a percepção de relações espaciais, como profundidade. Relacionado à percepção espacial temos a percepção de cores; a percepção de intensidade luminosa; e a percepção de movimentos.

2. METODOLOGIA

2.1 Sujeitos

O grupo foi formado com 06 (seis) integrantes, que passaremos a chamá-los de: observador 01, observador 02, observador 03, observador 04, observador 05 e observador 06.

2.2 Material utilizado

Anexo: A figura 01 trata-se de uma imagem que oferece duas formas distintas: (o perfil do rosto de uma mulher jovem voltado para a sua direita ou o rosto de uma mulher idosa tendo como destaque o seu queixo e o nariz protuberantes) e a A figura 02 trata-se de uma imagem que também oferece duas formas distintas: (a imagem de uma mulher em frente a um espelho e a sua imagem refletida e a imagem da caveira de um crânio humano).

2.3 Procedimento de coleta de dados

Apresentação das figuras 01 e 02 individualmente aos integrantes do grupo e anotação sobre imagens visualizadas por cada um.

Apresentação novamente das imagens aos integrantes do grupo e a anotação das impressões sobre o que foi visto.

3. RESULTADOS

O observador 01 (ASS), na figura 01 viu uma moça de perfil e na figura 02 viu uma mulher em frente a um espelho.

O observador 02 (RFB), na figura 01 viu uma mulher com o rosto virado para trás e na figura 02 viu duas mulheres em frente a uma mesa.

O observador 03 (AVS), na figura 01 viu uma mulher olhando para a direita e na figura 02 viu uma mulher sentada de frente a um espelho.

O observador 04 (AVA), na figura 01 viu uma mulher com o rosto virado para o lado e na figura 02 viu uma caveira.

O observador 05 ( ), na figura 01 viu uma mulher olhando para o lado e na figura 02 viu uma mulher sentada de frente a um espelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com