TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Picopedgogia

Seminário: Picopedgogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Seminário  •  8.135 Palavras (33 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 33

O presente artigo tem o objetivo de destacar, o papel importante que a área da Psicopedagogia representa no âmbito escolar, considerando que esta área de conhecimento busca compreender o processo de desenvolvimento humano com um recorte na aprendizagem. No que se refere aos portadores de deficiência, sabe-se que existe uma grande preocupação governamental em prol destas pessoas. Prova disto é a inclusão. Há muitos esforços para que as pessoas com deficiência deixem de ser tratadas com estigmas e preconceitos, a fim de que oportunidades reais de vida em comum sejam alcançadas. Esta pesquisa tem o objetivo de olhar para o deficiente e poder dizer-lhe que pode e conseguirá transpor caminhos mais elevados, que suas limitações podem ser superadas e que a vida é digna para todos. O objetivo geral deste trabalho foi valorizar a importância da atuação do psicopedagogo no processo de inclusão na instituição escolar.

Este artigo tem por objetivo apresentar a atuação do Psicopedagogo voltada à área institucional, especificamente aquela inserida no contexto educacional junto a adolescentes. Procura mostrar o papel do psicopedagogo institucional como agente de inclusão social. São apresentados cinco casos fundamentados na experiência da autora, sustentados em princípios da Psicologia Analítica, da Psicopedagogia e da Neurociência. Os casos abordam diferentes distúrbios de aprendizagem, de limitações cognitivas e físicas, distúrbios de atenção e questões emocionais. Identifica a demanda pelo estabelecimento e desenvolvimento da parceria família-escola, no que se refere ao comprometimento de ambas quanto ao processo de desenvolvimento do adolescente e suas dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Inclusão, psicopedagogo, deficiência.

O psicopedagogo atuante atende ao fato de envidar esforços a fim de possibilitar ao indivíduo seu desenvolvimento potencial atribuindo-lhe autoria do seu processo educacional, constituindo-se cidadão e, conseqüentemente, sua inclusão social. Esforços para desenvolver (através da resolução de desafios) novas habilidades, percepções, entendimentos. Sua atuação na área da educação especial, com indivíduos com deficiência, torna-se mais desafiadora ao registrar potencialidades e limites do indivíduo e da equipe, no mesmo contexto. Sendo assim, o enfoque situacional ao abranger indivíduos com deficiência requer planos de trabalho em parceria máxima com as instituições escolares.

Verifica-se que sempre existem alunos que não acompanham o ritmo de seus colegas em sala de aula. Os motivos são os mais diferentes e vão desde problemas mais sérios de incapacidade intelectual até pequenas desadaptações. Porém, é importante observar que, ao se colocar estas pessoas em condições adequadas ou ao utilizar métodos especiais de ensino, muitas vezes fazem progressos notáveis e, algumas, inclusive, conseguem superar o seu próprio atraso.

O trabalho do psicopedagogo tem a finalidade de habilitar a comunidade escolar com o objetivo de "promoção" do convívio e da harmonia e direito entre aqueles considerados "especiais".

Não se trata de colocar na escola comum parcelas da educação especial, e sim, de oferecer igualdade de oportunidade para que a "criança especial" tenha possibilidades reais de construir seu próprio conhecimento, como agente que participa do mundo que a cerca: familiar, comunitário e empresarial. Aquele que possui inteligências múltiplas.

Sendo assim, a escolha deste tema se deu frente ao intuito de ressaltar a importância do psicopedagogo, cuja atuação com indivíduos com deficiência torna-se mais desafiadora ao registrar potencialidades e limites do indivíduo e da equipe.

Em face do que foi exposto, ficam abertas as questões: Como se dá a intervenção do psicopedagogo junto aos portadores de necessidades educativas especiais? Que suporte é dado para a inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular? Qual a importância da Psicopedagogia no âmbito escolar?

Dada a extensão desta pesquisa, a melhor forma de concretizá-la foi com uma ampla bibliografia com alternativas para as pesquisas e aprofundamento de estudos. A pesquisa pôde lançar mão de buscas em arquivos públicos e bibliotecas das faculdades locais.

Ao se consultar a literatura especializada no tema, encontra-se várias definições e referências sobre o termo Psicopedagogia. A seguir, algumas que pareceram mais significativas:

Inclusão Escolar - Um olhar psicopedagógico

Written by Administrator

Monday, 23 January 2012 02:49

Inclusão Escolar - Um olhar psicopedagógico

Eliane Calheiros Cansanção*

A educação inclusiva exige de toda sociedade compromisso e competência, para que assim possa acontecer na prática. Surge então um dos maiores desafios da educação deste século, fazer com que o processo de inclusão torne-se realidade.

A escola é um espaço de aprendizagem e enquanto instituição educativa deve estar preparada para acompanhar crianças, adolescentes e jovens ao longo do seu desenvolvimento, tornando-os criativos e autônomos.

O Brasil de hoje ainda tem muito o que fazer para que ocorra o processo de inclusão na prática escolar. Verifica-se no dia a dia, que os professores precisam estar melhor preparados para atender esta demanda.

Para este grande desafio, se faz necessário mudar, ressignificar os modelos de aprendizagem por não estarem adequados ao momento que se vive. É hora de construir novos modelos de ensino, ressignificando-os e pensar na formação acadêmica dos professores como de fundamental importância para este processo, permitindo abrir um espaço de reflexão, sobre:

* Qual o perfil necessário para o profissional da educação "atender" em tempos de inclusão?

* Como a psicopedagogia pode contribuir neste processo de inclusão junto ao professor?

Edgar Morin, filósofo contemporâneo, coloca que não estamos preparados para a compreensão das realidades complexas, nos foi ensinado a fragmentar a realidade, a ver os fenômenos isolados. Então, precisamos começar a olhar o mundo como um "sistema", uma rede inter-ligada e aprender a pensar de modo sistêmico.

O psicopedagogo na instituição escolar deve desenvolver um trabalho junto ao professor, voltando para o processo ensino - aprendizagem e na relação professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com