TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piscoligia Organigacional

Pesquisas Acadêmicas: Piscoligia Organigacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

a- As diferenças entre senso comum e ciência

R: Senso comum é aquilo vivido, experiências de vida passadas de geração para geração. E ciência é tudo que foi estudado e comprovado através de testes realizados.que o senso comum não possui metodo rigoroso

Baseado nos fatos do dia a dia

b- Os objetos de estudo da Psicologia

R: O homem em todas suas expressões visíveis. Nosso comportamento, nossos sentimentos e nossas ações.

c- O que é subjetividade

R: É a maneira de sentir, que cada um cria com o passar dos anos. Sua cultura, seus sentimentos, suas crenças, suas emoções, enfim tudo aquilo que vai contribuir para a personalidade de um ser vivo. No caso da psicologia o (homem).

d- As práticas não reconhecidas pelos psicólogos

R: Práticas místicas. Aquelas que trabalham com a alma do homem e não com o próprio ser.

2- Os estudos Hawthorne, desenvolvidos por Elton Mayo são um dos estudos mais conhecidos na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Descreva como estes estudos foram realizados e quais foram as suas contribuições para o campo da Psicologia Organizacional.

R: Este estudo ocorreu na fábrica da Western Eletric, no distrito de Hawthorne, em Chicago e tinha como objetivo inicial analisar a influência da iluminação na produtividade, índice de acidentes, fadiga, rotatividade e efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. O desenvolvimento desse importante estudo acaba por descobrir resultados completamente diferentes dos que se esperavam no início, pois demonstrou a influência dos fatores psicológicos e sociais no resultado final do trabalho.

Uma das significativas contribuições destes estudos encontra-se na descoberta da importância do ambiente social e do relacionamento entre os membros de um grupo para a eficácia do mesmo.

3- Descreva os princípios da Teoria da Administração Científica.

Princípio de planejamento – substituição de métodos rotineiros por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

4- A contribuição da Psicologia para a compreensão dos fenômenos organizacionais envolve examinar processos micro-organizacionais e macro-organizacionais. Dê dois exemplos de cada um destes processos.

R: micro-organizacionais: Habilidades / Valores

macro-organizacionais: Estrutura / Dimensionamento da Organização

5- Quais são as principais áreas de atuação da Psicologia Organizacional nos dias de hoje?

R: Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

6- Conceitue Atitude e descrevas os seus principais componentes.

R: Atitude é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular.

Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.

Toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental:

A cognição – o termo atitude é sempre empregado com referência a um objeto. Toma-se uma atitude em relação a que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.

O afeto – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas.

O comportamento – a predisposição: sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamento ou escape.

7- Descreva a teoria de dissonância cognitiva de Leon Festinger

R: A teoria de Festinger da dissonância cognitiva dá conta das conseqüências psicológicas de expectativas não-confirmadas. Um dos primeiros casos publicados sobre o tema é descrito no livro When Prophecy Fails (Festinger et al. 1956). Festinger e seus colegas leram uma nota num jornal local intitulada "Prophecy from planet clarion call to city: flee that flood", onde um grupo de pessoas dizia que uma tempestade de proporções catastróficas destruiria o Planeta Terra.

Festinger e seus colegas viram nesse fato algo que levaria o tal grupo a sentimentos dissonantes/divergentes quando a profecia falhasse. Os pesquisadores se infiltraram, então, no grupo para observar o seu comportamento. Quando a profecia revelou-se falsa, o grupo não abandonou suas crenças e, em vez disso, buscou explicações para a sua não-realização, apegando-se mais ainda às suas idéias. A discrepância entre aquilo em que acreditavam e a realidade transformou-se na base para que Festinger e seus colegas elaborassem a Teoria da Dissonância Cognitiva que é, grosso modo, um descasamento entre as crenças pessoais de alguém e suas atitudes ou a realidade ao seu redor.

8- Defina:

a- Satisfação no trabalho

R: A satisfação no trabalho é a atitude geral da pessoa face ao seu trabalho e depende de vários fatores psicossociais que incluem ambiente, higiene, segurança no trabalho, o estilo de gestão e da cultura, o envolvimento dos trabalhadores, capacitação e trabalho autônomo de grupos, entre muitos outros.

b- Envolvimento no trabalho

R: A pessoa deve ter uma preocupação com o seu nome e com sua reputação, dando assim, uma atenção toda especial no que tange à sua carreira profissional; por conseguinte, realizar suas atribuições com muita responsabilidade e participar de modo ativo no que se propõe a fazer, uma vez que tem um nome a zelar.

c- Percepção de suporte organizacional

A percepção de suporte organizacional está entre as variáveis que se busca compreender, visto a importância do entendimento do relacionamento entre funcionário e empresa.

d- Engajamento do funcionário

R: estado de envolvimento ou comprometimento emocional e intelectual de um funcionário que resulta em mudança no comportamento.

9 – A presença de funcionários insatisfeitos no ambiente de trabalho pode fazer com que estes busquem estratégias construtivas ou destrutivas de resolver sua insatisfação. Diante desta afirmação, descreva as quatro estratégias que um indivíduo pode adotar nesta situação que foram apontadas no livro de Robbins.

R: Saída – Resposta dirigida para o abandono da empresa, incluindo a busca de um novo emprego e a demissão.

Voz – Resposta dirigida para a busca de melhoria das condições de trabalho de uma forma ativa e construtiva, como, a sugestão de melhorias, a discussão dos problemas com os superiores e algumas formas de atividade sindical.

Lealdade – Resposta que significa esperar passivamente, mas de maneira otimista, que as condições melhorem, incluindo defender a organização das críticas externas e acreditar que a empresa e seus dirigentes farão a “coisa certa”.

Negligência – Resposta pela que consiste em permitir passivamente que as coisas piorem e inclui o absenteísmo ou atrasos crônicos, redução do empenho e aumento do índice de erros.

10- No livro de Robbins, ele aponta que o comprometimento organizacional é o grau de identificação que o trabalhador tem com uma empresa e seus objetivos, e o desejo de manter-se como parte dela. Ele apresenta que os empregados podem se comprometer de três maneiras com a empresa. Desta maneira, descreva as três dimensões do comprometimento organizacional.

R: Variáveis no nível do indivíduo - Quando as pessoas começam a trabalhar em uma organização, já são possuidoras de determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho. As características mais óbvias são aquelas pessoais ou biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; sua estrutura emocional; seus valores e atitudes; e seus níveis básicos de capacitação. Essas características estão essencialmente intactas quando o indivíduo entra para os quadros da empresa e, em sua maior parte, pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento. E, sem dúvida, tem grande impacto sobre o comportamento do funcionário. Existem outros quatro variáveis no nível do indivíduo que afetam o comportamento dos colaboradores: percepção, tomada de decisão individual, aprendizagem e motivação.

* Variáveis no Nível do Grupo - O comportamento de um grupo não pode ser entendido apenas como a somatória das ações dos indivíduos que o compõe. O comportamento das pessoas em um grupo é diverso daquele apresentado quando elas estão sozinhas. Geralmente, as pessoas em grupos são influenciadas pelos padrões de comportamento que são esperados, o que o grupo considera padrões aceitáveis de comportamento e o grau em que os membros de um grupo são atraídos uns pelos outros. Neste aspecto, há que se estudar o entendimento dos grupos na formação de equipes de trabalho eficazes; os padrões de comunicação, os estilos de liderança, o poder e a política e os níveis de conflito afetam o comportamento grupal.

* Variáveis no Nível do Sistema Organizacional - assim como os grupos representam algo mais do que a simples soma de seus membros individuais, a organização também deve ser considerada mais do que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização (ou seja, processo de seleção, programas de treinamento, métodos de avaliação de desempenho) e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.

11- Sobre o capítulo, Emoções e Sentimentos, assinale V ou F:

a-( V ) Emoções são expressões afetivas dirigidas à alguém ou alguma coisa e são acompanhadas por expressões fisiológicas e faciais.

b-( V ) Algumas emoções são expressadas de maneira bem semelhantes em diversas culturas, são as chamadas emoções básicas, são elas: a raiva, o medo, a tristeza, a felicidade, a repulsa e a surpresa.

c- ( F ) As emoções podem ser classificadas em: afetividade positiva (como por exemplo a alegria e autoconfiança), afetividade negativa (como a raiva e a tristeza) e afetividade neutra (como o tédio e a preguiça).

d- ( V ) As emoções são importantes pois é através delas que nos relacionamos com os outros e com o mundo e também elas são essenciais para o pensamento crítico.

e- ( F ) Somente as emoções negativas afetam nosso trabalho, já que são as únicas que distorcem a nossa percepção da realidade.

12- Descreva a teoria dos esforços emocionais e relacione a sua importância no ambiente de trabalho.

R: O esforço emocional é fator determinante para o sucesso das pessoas não só no meio organizacional, mas também em sua vida pessoal. Sendo assim, influencia não só o sucesso da carreira do gestor, mas também o resultado da organização como um todo.

13- Cite e descreva as fontes de emoções.

R: Emoções são expressões afetivas intensas dirigidas a alguém ou alguma coisa. Quase sempre são de curta duração e são geralmente acompanhadas de reações fisiológicas tais como: choro, batimento cardíaco acelerado, suores frios ou tremor das pernas.

14- Defina Inteligência Emocional e relacione a sua importância no ambiente de trabalho.

R: O controle das emoções contribui de forma

essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Essa

tese científica revela que o modo e a incapacidade de lidar com as

próprias emoções pode dificultar ou até destruir nossas vidas.

...

Baixar como  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »