TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisicomotricidade

Tese: Pisicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Dados históricos citam que a educação física sempre priorizou e enfatizou a denominação biofisiológica, mas com o passar dos anos a psicomotricidade aparece, com uma visão de ciência e técnica, entretanto os dois sempre vão esta relacionada. A psicomotricidade visa o desenvolvimento motor da criança e sua afetividade, a criança expressa suas emoções através do seu corpo desde de seu nascimento, ela esta acostumada a demonstrar oque sente, através de gestos ou ate mesmo do choro, com o passar do tempo criança se desenvolve e passa por inúmeras experiências que ira enriquecer o seu desenvolvimento ate chegar a fase adulta. Para que esse desenvolvimento psicomotor seja satisfatório os pais tem um papel importante, (chicon 1999 ) é recomendado aos pais que mantenham o contato corporal através do toque durante toda a vida da criança.

A educação física incentiva o desenvolvimento motor da criança, que ao mesmo tempo em que a psicomotricidade educa o movimento e incentiva a inteligência das crianças.

Quando falamos em movimento, lembramos do movimento do corpo ou de um só membro como perna ou o braço não imaginamos que por traz de um simples gestos, acontece uma incrível colaboração de varias partes do corpo para que haja o movimento, como a contração do musculo através de um comando nervoso que passa pela medula espinhal ate chegar no ponto certo para que haja o movimento, para a psicomotricidade não e muito importante o movimento do corpo mas a ação corporal em si, e a unidade biopsicomotora em ação, os movimentos que podem ser voluntários e involuntários.

O trabalho da educação física juntamente com a educação psicomotora com as crianças em idade escolar e imprescindível, pois por meio de jogos e brincadeiras a criança tome consciência de como se movimenta do seu corpo e quais são suas limitações. A educação física na sua parte recreativa faz com que a criança goste de esporte, e ajuda na saúde física e mental, e na interação com os colegas para que essa criança tenha um equilíbrio sócio afetivo. O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se por uma maturidade que entrega o ritmo, o movimento, e a construção espacial. A atividade proposta na educação física através da educação psicomotora devém ser ministradas de maneira divertidas e espontâneas para que haja uma aceitação das crianças.

Entende- se que a educação física e a psicomotricidades e extremamente importante no ensino pré-escolares no ensino fundamental para que as crianças aprendam desde cedo o conceito de sociedade, oque e viver em grupo, aprimoram a personalidade, e se tornam adultos saldáveis e produtivos, criando uma integração segura e adequando o desenvolvimento do corpo, mente e espirito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com