TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potutematica

Artigos Científicos: Potutematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

A atividade consiste na elaboração de um texto argumentativo-reflexivo que faça uma análise crítica do atual cenário brasileiro para as pessoas surdas, justificando as dificuldades no que tange à acessibilidade, ao avanço realizado e ao que ainda precisa ser feito.

A notícia com relação ao casal de surdos de BH deixa claro que há falhas no sistema de entretenimento, visto que independente do dia e do horário qualquer pessoa surda deve ter o direito de assistir nos cinemas do BRASIL um filme legendado.

Uma aluna surda que não consegue assistir as aulas do cursinho na unidade escolhida porque a instituição se nega a disponibilizar um professor interprete neste caso a instituição não cumpre o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação define que o aluno com algum tipo de deficiência deve receber serviços de apoio especializados em escolas públicas e privadas. O problema é que o texto aborda especificamente o ensino regular – que não inclui cursinhos pré-vestibulares.

Um deficiente auditivo na cidade de Campo Grande e sua mãe lutam para garantir que a Universidade em que ela pretende cursar Biologia, disponibilize um interprete para a instituição a mãe deve acompanhar a filha nas aulas ou pagar pra que algum interprete a acompanhe.

Quando pensamos na vida de um deficiente auditivo em um país que reconhece a língua de sinais e que possui leis que asseguram os direitos dos mesmos, acreditamos que há uma luta diária por meio de todos os segmentos para fazer valer as leis que respaldam todos quanto delam precisa.

Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

Atender às necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer um maior nível de consciência por parte da comunidade acadêmica e sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva, uma vez que questões como as necessidades de interfaces visuais, padrões para a identificação de fala, sinalização de dispositivos visuais, etc. Atender às necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer um maior nível de consciência por parte da comunidade acadêmica e sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva, uma vez que questões como as necessidades de interfaces visuais, padrões para a identificação de fala, sinalização de dispositivos visuais, etc.

Qual o papel da LIBRA para a acessibilidade das pessoas surdas à sociedade como um todo?

Usar a língua de sinais é falar com as mãos e ouvir com olhos

É interagir com uma cultura que percebe o mundo através dos sinais, que.

Experimenta deslumbramento quando entende e se faz entender, que.

Convida, que troca, que aceita, que oferece. Usar a língua de sinais é falar com as mãos e ouvir com olhos

É interagir com uma cultura que percebe o mundo através dos sinais, que.

Experimenta deslumbramento quando entende e se faz entender, que.

Convida, que troca, que aceita, que oferece. Usar a língua de sinais é falar com as mãos e ouvir com olhos

É interagir com uma cultura que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com