TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas para o gerente moderno

Seminário: Problemas para o gerente moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

Fac 3 Anhanguera, Administração

Atividade Avaliativa: Tecnologias da Gestão

Nome: Jucilene de oliveira Pires RA: 6621319445

AULA 1: Desafios para o Gestor Contemporâneo

Passo 2

• Defina o conceito e os papéis do gestor organizacional:

O Gestor possui muitas funções em uma empresa, deve atuar com atenção e responsabilidade no seu papel, precisa ser ético e fazer seguidores na organização também traçar os passos que a organização deve tomar, precisa trabalhar em função de atingir os objetivos da empresa, precisa gerar recursos para que a empresa seja auto suficiente e eficaz .

O Gestor tem o papel de passar para os demais colaboradores a visão a missão e dizer onde pretendem chegar.

Este também tem a missão de estabelecer metas, cobrar resultados por meio de um planejamento efetivo .

Passo 3

• Tome notas sobre as informações abaixo:

* nome da empresa/grupo;

-Grupo Pão de açúcar

* segmento de atuação;

-Segmento alimentício

*produtos fabricados e/ou comercializados;

-Comercio e fabricação de alimentos

* porte/tamanho.

- Empresa de grande porte

* Que aspectos da teoria são trazidos para a experiência prática de Abílio Diniz?

O Abílio Diniz deixa claro em seus depoimentos que o segredo é conhecer profundamente os seus negócios para se destacar no mercado, e evoluir sempre.

*Que papéis de gestor (dentre os listados no Passo 2) você identifica em Abílio Diniz?

O mesmo tem experiência em gestão de negócios sabe lidar muito bem com mudanças, atua no desenvolvimento de novos produtos ou soluções estratégicas de negócio também no relacionamento com clientes e o principal possui visão global, e foco.

Síntese da aula 1

Com base em tudo o que estudei, referente à Gestão, e a comparação com o empresário Abílio Diniz, posso destacar que em ambos os casos os empreendedores para obterem sucesso formataram um plano estratégico, com base no pensamento de de evoluir sempre.

A gestão veio da necessidade de aperfeiçoar continuamente os processos de negócio, pelo aprendizado e inovações continuas.

Tiveram ousadia, tendo como segurança o grande conhecimento de mercado, focaram em resultados .

Formaram equipes passaram a visão a missão e o que esperavam para o futuro.

Fizeram diagnóstico empresarial, destacando oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar essas informações, se adequaram à realidade de mercado, descobriram oportunidades e projetaram um futuro.

E assim os seus investimentos foram realizados de maneira mais organizada, racional e profissional, contribuindo para o sucesso do empreendimento.

Aula Tema 2: Gestão Contemporânea da Qualidade

Definição Qualidade:

Qualidade: Na minha opnião a definição técnica de qualidade é a adequação ao uso de um produto ou serviço.

Exemplo

A importância do controle estatístico de processos nas empresas, de qualquer porte, é de vital importância para que empresa e cliente ganhem confiança, um por melhorar seu nível de qualidade, outro por saber que comprará algo que atenda suas expectativas ou seja, qualidade e garantia do produto fornecido e comercializado.

Resumo

5 "S"

Manter a metodologia do 5 “S” na empresa é um trabalho essencial, porque nem todas as pessoas estão habitas as mudanças, para isso as empresa buscam alternativas, através de empresas de consultorias e profissionais experientes no mercado para aplicar os métodos do Cinco s ( 5 S ) .

Este método é um programa que agrega principalmente as empresas, com metodologia conhecida como 5 "S". Basicamente consiste na determinação de implantar processo de padronização e organização no local de trabalho, mantê-lo o ambiente organizado, arrumado, limpo, mantendo disciplinas necessárias para conseguir o melhor desempenho nas atividades de trabalho.

Fator crucial para uma empresa sobreviver por longo tempo, é.

• Definir gestores e responsáveis por setor.

• Fazer com frequência ‘a’ auto avaliações periódicas do 5S.

• Fazer reuniões frequentes de 30 minutos sobre o processo de gestão.

• Organizar Rotinas de manutenção

• Planejar um espaço de convivência com os funcionários (festa de aniversários) para harmonizar o ambiente de trabalho.

• Compartilhar e interagir com outras áreas.

|Usando a metodologia do 5"S". |

1º S SEIRI= SENSO DE ULTILIZAÇÃO:

Liberação de espaço, saber separa o que é útil, planejar, elevar a produtividade e trabalhar apenas com o que você precisa.

2º S SEITON = ORDEM E ORGANIZAÇÃO: Ter objetos, ferramentas, maquinas padronizadas, ordenar é saber usar e guardar, agilidade e facilidade na busca de documentos.

3º S SEISO = LIMPEZA

Manter o ambiente limpo, Limpeza total, piso, parede, teto, cantos que acumulam poeiras etc.

4º S SEITETSU = HIGIENE PESSOAL SAÚDE E CONSERVAÇÃO

Cuidar bem da parte física e mental, usar roupas limpas, manter cabelos cortados e bem tratados, higienizar as mãos e pés, cuidar da higienização pessoal. Tudo isso trás benefícios para o endivido e a empresa.

5º S SHITSUKE = AUTODISCIPLINA

Buscar a eficaz no trabalho, ser disciplinado, saber conduzir uma conversa, ter educação, saber dialogar com as pessoas, passar confiança, ser transparente com as pessoas e com sigo mesmo.

1ª Imagem 2ª Imagem

A primeira imagem nos mostra o ambiente de Trabalho antes das 5 ‘S’ é um ambiente completamente desorganizado, onde todo o material de trabalho encontra-se exposto na mesa, sem nenhuma sintonia, dificultando o trabalho do dia a dia.

A segunda imagem nos mostra ambiente de Trabalho depois de aplicar os 5 ‘S’, no ambiente de trabalho podemos interpretar como mudou o ambiente, ficou mais visível, mais espaçoso, organizado e mais harmonizado. Usando apenas materiais de precisão para que seu trabalho eficiente seja eficaz.

Aula-tema 04 – Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal

As tecnologias de gestão, até os anos 1980, visavam à redução de custo e ao aumento de produtividade. Havia, porém, grande dificuldade para reduzir custos, pois acreditava-se que não havia mais espaço para redução de custo e buscavam-se novas formas de gestão que auxiliassem nessa necessidade.

A década de 1980 ficou conhecida no mundo como a década perdida e foi nesse período que a indústria japonesa começou a se destacar com produtos de qualidade e baixo custo. Isso se tornou possível com ferramentas como reengenharia (reinventando os processos), o empowerment (redefinindo as responsabilidades) e organização horizontal (estabelecendo uma nova dimensão da gestão).

Muitos trabalhos foram publicados nessa área, até que, em 1993, Hammer e Champy publicaram o livro Reengenharia – Revolucionando a empresa. Essa publicação, diferente de outras, trouxe a ideia da necessidade de rever constantemente os processos organizacionais, por mais enxutos que fossem. Hammer e Champy focaram a melhoria dos processos e a consciência de que toda atividade desenvolvida nas organizações deve agregar valor para essas organizações.

Reengenharia vem de "reengenhar" ou reinventar, tornar a idealizar, tornar a criar. É a recriação da organização, repensando e inovando todos os seus processos e produtos, a fim detorná-los mais eficientes e rentáveis. Ligada à administração de processos, ficou famosa nas décadas de 1980 e 1990 pelo enxugamento e redução de pessoal das fábricas. Mas em essência, como formulado por Hammer, a reengenharia propõe a melhoria no desempenho organizacional e o redesenho dos processos. Ou seja, é uma tecnologia de administração de processos que propõe que a empresa seja reinventada por meio da análise constante de processos e de sistemas de informação de apoio, em busca de melhorias no desempenho organizacional que resultem na satisfação do cliente.

Hoje, a reengenharia e todas as tecnologias organizacionais estão muito ligadas ao desenvolvimento dos sistemas de informação, como computadores, máquinas robotizadas e equipamentos inteligentes. Essa área trouxe muitos ganhos para as organizações, tanto na redução de custos de produção como na rapidez do atendimento das demandas de produção.

Essa preocupação com uma gestão mais ágil e de baixo custo levou à necessidade de obter flexibilidade na organização, o que, por sua vez, originou a tecnologia do empowerment.

Empowermentpode ser traduzido como "empoderamento". Essa ferramenta popularizou-se a partir dos anos 1980, quando as organizações começaram a utilizar o termo para definir uma nova maneira de organizar seus processos deprodução: as células de trabalho. Trata-se de uma prática de delegação de autoridade, responsabilidade e autonomia a equipes e pessoas envolvidas nos processos, partindo do pressuposto de que cada funcionário deve conhecer as responsabilidades dos demais e todos têm responsabilidade sobre toda a célula.

Já a organização horizontal descreve uma instituição com estrutura enxuta, com reduzidos níveis hierárquicos, o que contribui para aproximar níveis institucionais (ligados ao comando da instituição) com os níveis operacionais (ligados à execução de processos).

Toda empresa possui uma organização formal e uma organização informal que estão inter-relacionadas. A organização formal é a adotada oficialmente pela empresa para administrar processos e relações profissionais. A organização informal funciona por meio da rede de relacionamentos pessoais formada pelos funcionários da empresa. Muitas vezes, essas relações pessoais ultrapassam os limites dos cargos e são a razão de os processos funcionarem mesmo se tiverem problemas de construção.

Quando unimos essas duas organizações de forma que se crie um só ambiente em uma mesma direção, temos a organização informal com o conhecimento das operações e a organização formal registrando e estudando melhorias nesses processos. Essa é a gestão horizontalnas organizações. Trata-se de uma tecnologia que favorece a aplicação de tecnologias de gestão e de compartilhamento do conhecimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades e talentos dos profissionais da organização.

As organizações horizontalizadas são mais proativas e dinâmicas, pois todos os envolvidos nos processos são também responsáveis por sua melhoria contínua, analisando e corrigindo o rumo.

Reengenharia

É o ato de reinventar, tornar a idealizar, tornar a criar. Reengenharia é uma tecnologia de administração de processos que propõe que a empresa seja reinventada por meio da análise constante de processos e de sistemas de informação de apoio, em busca de melhorias no desempenho organizacional e de satisfação do cliente.

Procedimentos

Modelo ou manual de posturas e ações a serem tomadas em relação a uma atividade ou decisão.

Mapear

É a atividade deinvestigar, fazer um levantamento do processo para conhecê-lo melhor e poder atuar nele.

Empowerment

Costuma ser traduzido como "empoderamento". É a prática de delegar autoridade, responsabilidade e autonomia às equipes e pessoas envolvidas nos processos.

Organização orgânica

É aquela que atua utilizando todos os seus diferentes órgãos, ou seja, as suas equipes, em uma só direção, porém de forma descentralizada e interfuncional, na busca de um mesmo objetivo.

Gestão e organização horizontal

O termo organização horizontal descreve uma instituição com estrutura enxutos, com reduzidos níveis hierárquicos, o que contribui para aproximar níveis institucionais (ligados ao comando da instituição) e níveis operacionais (ligados à execução de processos). É um modelo que favorece a aplicação de tecnologias de gestão e de compartilhamento do conhecimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades e talentos dos profissionais da organização.

Aula-tema 05: Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

O tema gestão do Conhecimento emergiu, na ultima década, das discussões fechadas entre pesquisadores da área de ciências e tecnologias e profissionais de planejamento e desenvolvimento das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polêmicos e menos compreendidos de nossa época.

Surgida no inicio dos anos 90, a Gestão do Conhecimento tornou-se uma questão de estratégia empresarial, muito mais que de eficiência operacional (SVEIBY 1998). Uma da razoes que motivou essa transformação, deve-se ao ambiente de alta competitividade no qual estão inseridas as organizações atualmente. Segundo Filho e Goncalves (2001), em um ambiente de alta competitividade no qual é grande o índice de mortalidade das organizações... o conhecimento é a única fonte de vantagem competitiva sustentável.

Cabe nos dizer, como bem afirma NONAKA E TAKEUCHI (1997), que a criação do conhecimento organizacional é a única parte importante da gestão do conhecimento que gera inovação. Sendo que, o conhecimento écriado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas.

Na teoria do processo de criação do conhecimento, os autores, acima mencionados, colocam como Pedra fundamental a distinção entre o conhecimento Tácito e o Explícito, onde a criação do conhecimento estar na mobilização e conversão do conhecimento tácito em explicito e vice-versa.

Segundo NONAKA E TAKEUCHI, o conhecimento possui uma dimensão e uma dimensão cognitiva, a saber: dimensão técnica (abrange um tipo de capacidade informal e difícil de definir, e dimensão cognitiva(esquemas, crenças, percepções tão arraigadas que são tomadas como certas. Já o conhecimento explicito é expresso em palavras e números, dados brutos, formulas cientificas, procedimentos codificados, manuais, procedimentos escritos e etc.

...

Baixar como  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »