TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prosopagnosia

Monografias: Prosopagnosia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................04

2. PROSOPAGNOSIA................................................................................05

2.1 SINTOMAS.......................................................................................06

2.2 TIPOS DE PROSOPAGNOSIA........................................................07

2.3 DIFERENÇAS DOS SINTOMAS ENTRE PROSOPAGNOSIA ADQUIRIDA E CONGÊNITA/HEREDITÁRIA........................................................08

2.4 TRATAMENTO................................................................................09

2.5 CONSEQUÊNCIAS ALÉM DA PROSOPAGNOSIA...........................09

3. CONCLUSÃO.........................................................................................10

4. REFERÊNCIAS.......................................................................................11

4

1. INTRODUÇÃO

Já pensou na hipótese de como seria a sua vida sem reconhecer o rosto das pessoas, dos seus familiares e não conseguir identificar nem mesmo a sua própria face? Essa é a vida de uma pessoa que tem prosopagnosia.

Prosopagnosia seria um distúrbio da qual a pessoa não consegue memorizar o rosto das outras pessoas, e sim, reter características minuciosas das mesmas, não podendo assim as reconhecer como um conjunto.

Por que esse nome e quem o descobriu? Quais os principais sintomas? Quais são as causas e os tipos de tratamento? Prosopagnosia tem cura? Todas essas perguntas serão abordadas no decorrer deste trabalho.

5

2. Prosopagnosia

Prosopagnosia é uma palavra de origem grega composta académica (de prosopon = da face/ e agnosia = não reconhecimento ou de não-conhecimento).

Foi introduzido por Joachim Bodamer (1947), que publicou uma descrição muito completa de dois soldados com um redução acentuada reconhecimento facial, após sofrer lesões cerebrais graves na Segunda Guerra Mundial.

O ano é 1944, na 2º Guerra Mundial. Durante um bombardeio russo, um soldado nazista se fere, atingindo por alguns estilhaços de bomba na sua cabeça, causando lesões cerebrais. Ele é tratado pelo neurologista alemão Joachim Bodamer, que faz uma operação para remover os estilhaços e depois aplica um teste para avaliar o estado do paciente. O médico pede que a esposa do soldado vista um uniforme de enfermeira e fique entre enfermeiras de verdade.

Aí pergunta ao doente: “Percebe algo de diferente nessas mulheres?” O soldado diz que não. Ele simplesmente não reconhece mais a esposa. Bodamer faz mais testes e constata o que aconteceu: o paciente está normal, só que não consegue mais identificar rostos. Nenhum deles.

A prosopagnosia, também conhecida como cegueira facial, é uma deficiência da percepção que afeta o sistema nervoso. Basicamente, as pessoas que sofrem com esse problema tem dificuldade em reconhecer os rostos de pessoas ao seu redor, mesmo que os tenham encontrado várias vezes.

Prosopagnosia se encaixa perfeitamente nos modelos de reconhecimento normal de rosto, porque eles assume que o sistema de reconhecimento de face visualmente específico não é parte de uma forma mais geral "Sistema cognitivo". Nestes modelos para o reconhecimento de face, os componentes visuais para um rosto a identificação são separados do resto da análise visual e chamado cara unidades de reconhecimento ou de um registro da face. Assim a prosopagnosia pode surgir a partir de danos, ou dificuldades de acesso.

As unidades especializadas que respondem a estímulos visuais descrições de rostos familiares. Em certos casos, podem ser acompanhadas de outros tipos de dificuldade de reconhecimento (plantas, carros, expressões faciais e emoções). A doença pode criar vários

6

Problemas sociais, em casos mais extremos, os pacientes têm dificuldades até para reconhecer a própria imagem em um espelho.

A maioria dos casos acontece depois de um trauma na cabeça, derrames ou doenças degenerativas.

2.1Sintomas:

 Incerteza subjetiva duradoura e irritante de reconhecimento facial

 Déficit de reconhecimento de face, especialmente em lugares lotados ou fora de contexto encontros

 Eventos de reconhecimento facial falso-negativos e falso-positivos

 Tempo de reconhecimento de rosto mais do que socialmente aceito

 Prolongado tempo de aprendizagem rosto mais do que socialmente aceito

 Início na infância

 Desenvolvimento do comportamento adaptativo

 Nenhum contato olhar necessário

 O uso de estratégias de aprendizagem explícitos para reconhecimento visual pessoa

 Prejudicada reconhecimento visual de objetos e cenas

7

2.2Tipos de Prosopagnosia

Adquirida: Prosopagnosia Adquirida é uma condição rara, causada por um trauma crânio-cerebral (lesão no temporo-occipital direita), derrame ou encefalite. O paciente, quando perde a capacidade de reconhecer rostos subitamente, nota logo que algo está errado. Está clinicamente definida como uma desordem específica do rosto familiar reconhecimento.

A maioria dos neurologistas disseram-nos que nunca viu um caso durante sua carreira profissional. Não manifestada pela maioria dos pacientes com lesão temporo-occipital direita. Hier, Mondlock e Caplan (1983) examinaram 41 pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com