TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicanalise

Pesquisas Acadêmicas: Pscicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicanálise é a ciência do inconsciente. Foi criada por Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. que, estudando as doenças psicológicas, concluiu que existe uma vida psicológica, de que não temos consciência e que influencia nossos pensamentos, nossas escolhas e nosso comportamento, As teorias de Freud tiveram grande repercussão e marcaram profundamente a Psicologia e a Filosofia. Influenciam, até hoje as demais Ciências Sociais.

Além disso, também as Artes Plásticas, a Literatura e o Cinema foram

influenciados pela Psicanálise. As ideias de sexualidade infantil e inconsciente causaram forte reação dos setores mais conservadores da sociedade. Mas, hoje, são aceitas na maior parte da comunidade científica e, em muitos países, por grande parte da sociedade.

Inconsciente é o conceito central da teoria psicanalítica. “Para Freud, a consideração de que existem processos psicológicos inconscientes determinando a vida psíquica é o fator diferencial que funda a sua psicologia Inconsciente é o conteúdo psíquico ausente, em dado momento, de nossa consciência”. Conteúdos psíquicos são os fenômenos que se manifestam em nossa psique, ou seja, nossa mente são os pensamentos, sentimentos, desejos, fantasias, símbolos, sonhos, idéias, imagens, lembranças, sentimentos, emoções, paixões, medos, lembranças, vontades, opiniões. Entre os conteúdos inconscientes se encontram acontecimentos do passado, fatos imaginados, cenas presenciadas na primeira infância, acontecimentos presenciados não percebidos pela consciência, lembranças recalcadas, entre outros.

Os conteúdos inconscientes são aqueles que se encontram ausentes de nossa consciência. Enfim, tudo o que se passa em nossa mente.

Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.

O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.

Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

A descoberta da sexualidade infantil Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com