TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicolgia Comprtamental

Pesquisas Acadêmicas: Psicolgia Comprtamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Em resumo, o CO se ocupa do estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho organizacional.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO CO

Psicologia: é a ciência que busca medir, explicar e algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.

Psicologia Social: Ramo da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia para focar a influência de um indivíduo sobre outros.

Sociologia: Ciência que estuda as pessoas em relação a seus ambientes sociais ou culturais.

Antropologia: Ciência que estuda as sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO CO

Épocas de crise - Em setembro de 2008, a quebra do banco de investimentos americano Lehman Brothers representou o ápice de uma grave crise financeira mundial. Isso podia parecer uma notícia sem importância para as brasileiras e seus funcionários, entretanto, o elevado grau de independência das economias globais fez que os efeitos da crise fossem sentidos em todos os países inseridos no mundo.

Respondendo à globalização – com o grande crescimento da cadeia global, os administradores estão trabalhando com novos processos.

• Aumento das missões internacionais;

• Trabalhando com pessoas de diferentes culturas;

• Enfrentando movimentos anticapitalistas;

• Administrando a fuga de empregos para países com mão de obra mais barata.

Administrando a diversidade da força de trabalho - a adaptação ás diferenças entre as pessoas constituída por trabalhadores de ambos os sexos, de várias raças e etnias, de diversos gerações com habilidades físicas e psicológicas distintas, e com diferentes orientações sexuais.

Melhorando o atendimento ao cliente – com a abertura de empresas concorrentes, fizeram com que os clientes passaram a ter outras opções de serviço. Com essa mudança qual seria o diferencial?

Estimulando a inovação e a mudança – Os funcionários de uma empresa podem ser os principais estimuladores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com