TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia: Segunda atividade avaliativa

Ensaio: Psicologia: Segunda atividade avaliativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Ensaio  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 6

Segunda atividade avaliativa

1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivar-nos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.

Resposta: Motivação significa motivo para a ação. Segundo Paul Spector motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento.

2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. Quais são elas?

Resposta: Abraham pressupõe que “se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida”. Pois todos nos temos muitas necessidades que competem entre si para serem satisfeitas.

Necessidades fisiológicas: fome, sede, sexo e outras necessidades corporais necessárias à manutenção do equilíbrio do organismo.

Necessidades de Proteção: sentir-se seguro e protegido, procurar prazer e evitar danos físicos e emocionais.

Necessidades sociais: interagir efetivamente com outras pessoas, ser aceito, dar e receber atenção.

Necessidades de Estima: duas versões externa (o desejo de ter o respeito dos outros, a necessidade de status, reconhecimento, atenção apreciação) e interna (autorrespeito, incluindo sentimentos como confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade).

Necessidade de Autorrealização: necessidade de desenvolver competências e realizar o seu potencial.

3. O que significa a hierarquia de necessidades na teoria de Maslow?

Resposta: A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes dentro da área motivação. A hierarquia das necessidades, pois para atingirmos a autorrealização ou seja a pessoa move-se para atingir a seu objetivo ou desejo. De acordo com Marlow á medida que cada necessidade é atendida, a próxima aparece. A teoria sugere que, embora nenhuma necessidade humana seja satisfeita em sua totalidade, uma necessidade satisfeita extingue a motivação. A hierarquia das necessidades de Maslow apresenta que uma pessoa com muita fome iria primeiramente á busca do alimento, a seguir se preocuparia com a segurança, com amor e reconhecimento, e assim por diante.

4. Lee Iaccoca, um dos executivos mais bem pagos do mundo, diz que o que motiva a trabalhar é o dinheiro. Todos os estudiosos da motivação concordam com Iaccoca? O que você pensa sobre isso?

Responda: Não concordam! Claro que a certeza que o trabalhador tem de que vai receber um bom salário faz com que ele trabalhe bem, mas muitos também trabalham porque se sentem bem e muito mais ainda fazendo o que gosta, às vezes pode ser até um sonho de criança exercer a função que ele está. O salário faz parte pois existe as necessidades que só com dinheiro podemos manter , mas quando se faz o que gosta o dinheiro é o de menos por mais que lutamos que sejamos reconhecido e isso consequentemente vai render um bom salário.

5. McGregor, depois de observar como os executivos tratavam seus funcionários, concluiu que essas práticas revelavam a visão que eles tinham da natureza dos seres humanos. Diante desta análise ele formulou duas teorias, X e Y. Vamos recordar cada uma delas.

Com base na Teoria X complete as proposições a seguir:

a) Os trabalhadores preferem ser__dirigidos________.

b) Os trabalhadores não estão interessados em assumir _responsabilidades___.

c) Os trabalhadores desejam, acima de tudo, segurança .

d) Os trabalhadores são motivados por dinheiro, e pela ameaça de _punição .

Agora vamos exercitar também assuntos relacionados com a vi-são que tem o executivo da Teoria Y:

a) Os trabalhadores não são preguiçosos e inresponsáveis por natureza.

b) Os trabalhadores, se forem adequadamente motivados, podem ser _criativos no trabalho e autodirigir-se_.

c) Os trabalhadores têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidades.

6. David McClelland identificou três necessidades: realização, associação e poder. Ele afirma que não nascemos com tais necessidades; elas são adquiridas socialmente. Já a associação diz respeito ao que Maslow chamou de afeto. E realização é respectivo à autoestima e à autorrealização. Você notou que a teoria de McClelland é bem parecida com a de Maslow? A diferença é que McClelland diz que essas necessidades podem ser aprendidas. Você concorda? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim. Acredito que as necessidades identificadas por McClelland, como realização, associação e poder, podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com