TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Ciencia e Profissão

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

                     Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu [pic 1]

           

Psicologia da Ciência e Profissão

Curso: Psicologia                                                           1° Período Noturno

Professora: Cibele Lessa

Aluna: Andressa Ronning dos Reis

FOZ DO IGUAÇU

 Questões do capítulo 01

A Psicologia ou Psicologias

  1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
  2.  Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
  3.  Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
  4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
  5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
  6.  Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
  7.  Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
  8.  Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
  9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
  10. Qual a matéria-prima da Psicologia?
  11.  O que é subjetividade?
  12. Por que a subjetividade não é inata?
  13.   Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

Respostas

  1. No cotidiano é o que fazemos diariamente e o conhecimento cientifico é baseado em observações, testes. Exemplo, colocar a esquentar para fazer café.

  1. São os conhecimentos que vamos acumulando no nosso cotidiano, e na nossa vida no dia a dia. Como por exemplo, tomar agua quando estamos com sede, não derrubar um copo de vidro no chão porque quebra, colocar eletrônicos na tomada para funcionar.
  1. Que algumas coisas que fazemos ou aprendemos chega à nós de forma simplificada pois sabemos somente o básico, não temos o conhecimento cientifico, o estudo que tem por trás das coisas que fazemos como por exemplo o porquê da fervura da agua.
  2. Vender um produto, aconselhar um amigo, fazer um chá para dor, não machucar alguém.
  1. A arte, religião, filosofia, ciência, e senso comum;

ARTE: desde a sua pré-história, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua própria figura e a figura da caça, criando uma expressão do conhecimento que traduz a emoção e sensibilidade.

RELIGIÃO: um livro que traz as crenças e tradições de nossos antepassados e é para muitos um modelo de conduta.

FILOSOFIA: formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano.

CIÊNCIA: é um conhecimento adquirido na observação, identificação, explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos.

SENSO COMUM: Resida de geração em geração, conhecimento intuitivo, espontâneo, tentativas e erros, nossa vida no dia a dia.

  1. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se permita verificação de sua validade.

  1. As características atribuídas são a linguagem rigorosa, objeto especifico, miado e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade.
  2. Se for um psicólogo comportamentalista, ele dirá “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se for um psicólogo psicanalista, ele dirá “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”, outros dirão que é a consciência humana, e outros personalidade.
  3. A diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação, e portanto não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição medida, controle e interpretação.
  1.  É o homem em todas as suas expressões as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque todos somos assim).
  1.  É a síntese singular e individual que um de nós vai se constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.
  1.  Porque o indivíduo a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo. Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio.

 

  1.  Não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos
    princípios científicos; estão em oposição aos princípios da Psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

Questões do capitulo 10

A Psicologia como Ciência e Profissão

  1. Como Aroldo Rodrigues define a Psicologia social?
  2.  O que é percepção social? E comunicação?
  3.  O conhecimento da atitude garante uma previsão do comportamento? Explique
  4.  O que é processo de socialização?
  5.  O que significa aprender papéis sociais?
  6.  Quais as principais críticas que são feitas hoje à Psicologia social?

Respostas

  1. Diz ele que a Psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.

  1. A percepção social é, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo, e você estiver vestido de calça jeans, camiseta, tênis e com cadernos e livros nas mãos, a sua aparência nos permitirá percebê-lo como um estudante.
    E nós, com o dobro de sua idade e um estilo semelhante de vestir, seremos categorizados como professores. A comunicação não é constituída apenas de código verbal.
    Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais. A partir deste esquema básico da comunicação: transmissor (aquele que codifica), mensagem (transmitida utilizando um código), receptor (aquele que decodifica).

  1. Nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Assim, podemos mudar nossa atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos que ele faz bem à saúde ou nos ajuda de alguma forma. Podemos ainda mudar uma atitude quando somos obrigados a nos comportar em desacordo com ela. Exemplo: você não gosta dos rapazes que moram no seu prédio (atitude negativa), mas será obrigado a conviver com eles, porque passaram a estudar na mesma classe. Para evitar uma tensão constante, que o levaria a um conflito, você tentará descobrir aspectos positivos neles (como o fato de serem bons alunos ou muito requisitados pelas garotas), que permitam uma aproximação e a mudança de atitude (atitude positiva).
  1. É a formação do conjunto de nossas crenças, valores e significados, nesse processo o individuo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto.
  1. Os papéis sociais permitem-nos compreender a situação social, pois são referências para a nossa percepção do outro, ao mesmo tempo que são referências para o nosso próprio comportamento. Se no encontro social nos apresentamos como ocupantes da posição de professores ou autores de um livro, sabemos como nos comportar, porque aprendemos, no decorrer de nossa socialização, o que está prescrito para os ocupantes dessas posições.
  1.  a.É uma Psicologia social baseada em um método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, fatual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.
    b. É uma Psicologia social que tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, que precisava de conhecimentos e de instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a intenção de recuperar uma nação, garantindo o aumento da produtividade econômica. Não é para menos que os temas mais desenvolvidos foram a comunicação persuasiva, a mudança de atitudes, a dinâmica grupal etc., voltados sempre para a procura de “fórmulas de ajustamento e adequação de comportamentos individuais ao contexto social”.
    c. É uma Psicologia social que parte de uma noção estreita do social, este é considerado apenas como a relação entre pessoas a interação social, e não como um conjunto de produções humanas capazes de, ao mesmo tempo em que vão construindo a realidade social, construir também o indivíduo
    .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (223.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com