TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicolohi

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

1 –Os pilotos acreditavam estar a centenas de quilômetros de distância. De uma forma que não esperavam que houvesse montanhas próximas a sua rota de voo. As deixas visuais disponíveis aos pilotos eram suficientemente consistentes com o que eles esperavam ver para que suas expectativas fossem confirmadas. Uma vez que parecia não haver perigo, os pilotos decidiram, fatalmente, reduzir a altitude para das aos passageiros melhor da espetacular paisagem da Antártica.

2-Sensação: focaliza como os nossos órgãos dos sentidos respondem a estímulos externos (luzes, sons, etc.) e como essas respostas são transmitidas a cérebro.

Percepção: se refere ao processamento adicional dos sinais sensoriais no cérebro, que resulta em uma apresentação interna dos estímulos.

EX: uma luz verde emite fótons que são detectados nos olhos por neurônios especializados, que transmitem sinais para o cérebro. O cérebro processa esses sinais neurais, e o observador pensa, “essa luz é verde”, percepção.

3-Transdução consiste na transformação da energia do estimulo ambiental, ou seja, luz, calor, energia mecânica, etc.

4-É considerado um dos grandes intervenientes na construção da história da Psicologia. O seu principal contributo ao mundo da Psicologia foi a Psicofísica que deu origem à Psicologia Experimental.

Sua principal contribuição para a psicologia foi seu trabalho designado de limiar de dois pontos, que consistiu em se determinar a distância em dois pontos de estimulação na pele que pudesse ser discriminado como somente um ponto ou dois de distintos de estimulação. Experimentos com sensações e mostrou que há relação direta entre um estimulo físico e a nossa percepção.

5- Detecção de sinal - a Teoria de Detecção de Sinal (TDS) proporciona um método eficaz de análise do desempenho em identificação de sinal na presença de ruído. Uma das aplicações mais conhecidas da TDS é na área da memória, especificamente nos testes de reconhecimento. Ao permitir calcular a sensibilidade à existência de determinados atributos associados ao sinal e o grau de especificidade da detecção do mesmo, a TDS facilita a compreensão dos padrões de resposta obtidos em testes de memória.

6- Adaptação sensorial - Quando um equipamento é ligado, o som parece especialmente alto e perturbador. Depois de alguns minutos, todavia, você quase não nota o barulho; ele parece sumir em um segundo plano.

7- O cérebro utiliza a informação do estimulo proximal para construir uma representação do estimulo distal. É a energia do estimulo que é traduzida pelos órgãos dos sentidos como estimulo proximal.

 Na percepção, o cérebro utiliza a informação do estímulo proximal para construir uma representação do estimulo distal.

8- Na visão, o estimulo proximal são as ondas de luz. Alguns estímulos distais emitem luz, (estrelas, lâmpadas, fogo), mas a maioria dos objetos que vemos refletem luz (cadeiras, pessoas, grama). O processo visual começa quando a luz é transduzida em impulsos elétricos por fotorreceptores nos olhos.

9- Bastones respondem em níveis extremamente baixos de iluminação e são primariamente responsáveis pela visão noturna; eles não suportam a visão para cores e não são bons em resolver detalhes finos. Os cones, em contraste, são menos sensíveis a baixos níveis de luz: eles são primariamente responsáveis pela visão sob alta iluminação e para a cor e detalhe.

10- Mistura subtrativa de cor – uma maneira de produzir um dado padrão espectral em que a mistura ocorre dentro do próprio estimulo e é, na verdade, um processo físico, não um processo psicológico.

EX: ao misturar, tintas, a mistura ocorre dentro do próprio estimulo e é um processo físico.

Mistura aditiva de cor – Quando luzes de diferentes comprimentos de onda são misturadas, o percepto é determinado pela interação desses comprimentos de onda com receptores no olho e é um processo psicológico.

11- Agnosia – desordem da cognição e comportamento confinado ao domínio visual, na qual um indivíduo alerta, atento, inteligente e não afásico que apresenta percepção visual normalmente apresenta evidencia de não conhecer o significado de um estimulo visual ou não reconhecer o estimulo visual.

Prosopagnosia – Incapacidade de identificar emoções expressas nas faces e julgamento social (lesões bilaterais da amigdala).

Acromatopsia – perda de habilidade de perceber cores. Lesão do giro fusiforme, região temporo- occipital medial.

Acinetopsia -  Déficit raro de M.P. a incapacidade de perceber o movimento.

12- Isso acontece devido a maneira pela qual a luz é transduzida em impulsos neurais na retina. A visão para a cor começa nas células cônicas da retina, que transduzem a luz em impulsos neurais. Existem três tipos diferentes de cones na retina, cada um dos quais corresponde a um comprimento de onda diferente de luz.

13 - A percepção de cores depende de células da retina, os cones, dependendo da quantidade, algumas pessoas podem perceber outras cores em relação às outras.

14- Ouvido interno, tubo cheio de fluido que se enrola como uma serpente. A cóclea conte a membrana basilar, que por sua vez contem células auditivas receptoras chamadas células ciliada. Essas células transduzem a energia mecânica da onda sonora e impulsos neurais.

15- Sentido do tato, transmite sensações de dor, temperatura e pressão. Os receptores de temperatura, toque e dor são neurônios sensórios que terminam na camada mais externa da pele, a epiderme.

16-  os receptores de dor precisam ser ativados e o portão neural a medula espinal precisa permitir que esses sinais cheguem ao cérebro. O portão pode ser fechado por sinais enviados do cérebro para a medula espinal, bloqueando a recepção de sinais de dor. Isso explica a influência que estados mentais podem ter sobre a dor.

17-Mulheres foram convidadas a cheirar várias camisetas suadas e escolher aquele que mais lhe atraía, sugeriu que não era a própria substância química que atraía as mulheres, mas o jeito que ela se misturava com os genes de um homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com